Cacicus cela fotografado em Poconé, Mato Grosso, Brasil.Agosto de 2017.
A Família Icteriidae é famosa por seus componentes! Japus, Guaxes e Xexéus, possuem o curioso hábito de nidificar em colônias, cujos ninhos ficam pendentes dos galhos das árvores da mata, geralmente localizadas nas margens dos rios. Essas aves também são famosas por outras características. O Guaxe, por exemplo, é famoso pela astúcia e pelo desleixo! Concordamos quanto à astúcia, pois costumam inteligentemente pendurar seus ninhos bem na ponta dos galhos a fim de escapar de predadores. O Xexéu também possui o mesmo hábito de nidificar em colônias e existem muitas lendas indígenas sobre essa ave. Trata-se de um pássaro belíssimo e que possui um amplo repertório musical. Habitam a mata como o Guaxe, preferindo suas bordas. Observamos que também possui preferência por nidificar nas arvores nas margens dos rios. Essas árvores costumam ficar pendentes com o peso dos ninhos.
Uma colonia pequena de Xexéus, Cacicus cela no Pantanal. Geralmente os ninhos do Xexéu ficam colocados a maior altura que os do Guaxe.
Mapa de distribuição dos registros do Xexéu segundo o Wiki-Aves: http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_xexeu.
A linha divisória da distribuição dos Xexéus parece ser mais ou menos o Paralelo 20 graus sul, ao contrario do Guaxe que chega até os 30 graus. Os registros no Estado de São Paulo, mostrados no mapa, muito certamente são solturas.
Esses Icterídeos não estão ameaçados de extinção. São facilmente vistos em seu ambiente natural. São aves florestais, mas habitam principalmente as bordas da mata. O Guaxe chega mesmo a nidificar em árvores no quintal das casas! Outros detalhes sobre o Xexéu, é que ele não é uma ave muito cheirosa! Exalam cheiro tipico, parecido com o mal cheiro de baratas!
PESSOAL, MUITO OBRIGADO PELAS VISITAS!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!