Translate

terça-feira, 26 de junho de 2018

Conhecendo nossas aves: O Peixe-frito Tapera naevia

Ele habita todo o Brasil e é conhecido por muitos nomes populares. Está registrado no Wiki Aves e no CBRO como "Saci", mas em muitos lugares é chamado de "Peixe frito"! Essa designação tem a ver com sua vocalização, emitida com a ave empoleirada confortavelmente protegida. Embora não seja raro, não é fácil de ser visto! Ouvi-lo é agradável e fácil, mas ver é outra história!




























Tapera naevia, fotografado hoje em Sobreiro, Mun. Laranja da Terra, ES, Brasil.



Então, em um pequeno ato de rebeldia, estou chamando-o de Peixe-frito ao invés de Saci. Isso porque essa ave foi muito marcante em minha infância. Ouvia muito seu canto nas horas quentes mas jamais conseguia vê-lo! Só muito mais tarde consegui descobrir o autor daquelas silabas tristonhas e ritmadas a dizer: "peixe-frito"............."peixe-frito......."
Nas horas quentes, parecia ser o único som que se ouvia, enchendo o ar com sua melodia, ao mesmo tempo clara e melancólica!

O Peixe frito é uma ave da família Cuculidae e não é ave rara! Mas, não se pode dizer que seja comum ou abundante. Habita campos sujos, macegas, borda de mata, capoeiras ralas onde encontra seu alimento, insetos e lagartas. Portanto é um insetívoro. O Peixe frito não constrói ninhos! Como um lidimo representante família Cuculidae, prefere por seus ovos em ninhos alheios, atribuindo a outras aves a tarefa de cuidar, alimentar e educar seus filhotes!

Primeiro, a tarefa de encontra-lo no meio da vegetação. Nem sempre é fácil. Algumas vezes quase impossível, pois, normalmente fica oculto na brenha das capoeiras.













Embora não seja uma figura das mais bonitas da classe aves, ele tem seus encantos. Como o penacho de cor canela ou marrom que frequentemente a ave mantém em movimento. Ora levantando, ora baixo.

Sob  o apelido de Peixe frito, encontramos na avifauna brasileira mais dois indivíduos. São o Peixe-frito verdadeiro o Dromococcyx phasianellus e o Peixe frito pavonino Dromococcyx pavoninus. Esses dois são mais exigentes que Tapera, habitam o interior da mata e não são comuns!





É uma ave tímida e ao notar que está sendo observado, quase sempre foge, abrigando-se no interior das moitas de capoeiras.
Canta muito no inicio da época de reprodução, em Junho-julho.









OBRIGADO, AMIGOS(AS) QUE  NOS VISITAM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!