Translate

quinta-feira, 28 de junho de 2018

PULSATRIX KOENISWALDIANA no ES, Brasil.




Conhecendo a Murucututu de barriga amarela!












Pulsatrix koeniswaldiana é o nome cientifico da grande coruja chamada de Murucututu de barriga amarela. Trata-se de uma das maiores corujas do país e em muitos lugares é chamada pelo apelido de Corujão como outras corujas de grande porte! Como acontece com muitas rapinantes, a fêmea é maior que o macho. Nessa espécie, ela pode atingir 54 cm. de comprimento e pesar até 700 gramas, enquanto o macho pode chegar a 51 cm e pesar 600 gramas. Nessa nota, registramos a espécie em nossa viagem a Sobreiro, distrito de Laranja da Terra, ES, Brasil. Região do vale do Rio Doce. A Murucututu é uma espécie florestal que se adaptou bem à derrubada de grande parte da mata e que continua comum na floresta atlântica! Em Sobreiro já registramos três espécies de corujas: P.koenswaldiana, Megascops choliba a corujinha do mato e Tyto furcata a coruja das igrejas.
Com a reprodução do canto da ave, ou melhor, seu chamado, traduzido por populares como Mu-ru-cu-tu-tu, aos poucos os corujões da região foram nos cercando e terminamos por contar quatro indivíduos! Confirmamos ser essa a coruja mais comum no Esp. Santo, praticamente em toda mata que visitamos, podemos registra-la logo ao cair da noite. E pelo porte, certamente é um predador muito eficiente.


A ave deixou-se fotografar com a luz de lanternas, mas depois de algum tempo, fugiu do lugar e refugiou-se na vegetação.












Infelizmente, a grande distância e com dificuldade de iluminação a foto não ficou boa. Pode ser observado nessa foto, duas corujas.











Essa espécie é estritamente florestal e possui capacidade de adaptação a alterações antrópicas. No caso do ES a espécie pode ser considerada comum nas matas e capoeirões. Alimenta-se de roedores, aves, insetos, que são capturados em suas caçadas noturnas. As aves são surpreendidas em seus pousos noturnos.

OBRIGADO PESSOAS QUE NOS VISITAM!!

2 comentários:

  1. Boa noite. Alguns sites dizem que a coruja é ameaçada de extinção. O Sr. diz que é relativamente comum.
    Aqui um destes sites ..
    https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/murucututu

    ABS e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Desculpe-me pela demora em te responder. Lí o exto q vc. falou e concordo com o autor. A diferença é que a coruja referida nesse texto é outra. O texto fala da Pulsatrix perspicillata, coruja realmente mais dificil de ser encontrada. No meu texto, refiro-me à murucututu de barriga amarela, Pulsatrix koeniswaldina, ave comum nas matas aqui do E.S. principalmente nas montanhas. Para ter uma ideia, apenas uma vez ouvi essa coruja, a P. perspicillata em trinta anos de observação de aves. Muito obrigado por ter visitado meu blog e um abraço.




      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!