Translate

sexta-feira, 15 de junho de 2018

PASSARINHADA EM CHAVES, STA LEOPOLDINA, ES, BRASIL.

Acompanhado do casal de amigos passarinheiros, Evandro e Elza Limonge, essa quinta feira dia 14 de junho, estreia da copa da mundo, estivemos na localidade de Chaves, município de Santa Leopoldina. Nosso objetivo, a observação de aves, foi bem sucedida. Logo ao chegar, fomos surpreendidos com a quantidade de Arapongas Procnias nudicollis vocalizando com suas "marteladas" em todos os cantos da mata!































O Araçari-poca-de-bico-pintalgado Selenidera maculirostris, apareceu no alto de uma imbaúba.

Mais algumas espécies aparecerem em nossa passarinhada, com os seguintes destaques:

 Uma das saíras mais bonitas da Mata Atlântica é a Saíra militar Tangara cyanocephala. Na região de Chaves, onde predominam os morros cobertos de mata, essa saíra é frequente, mas sem ser abundante. Ocorre ao lado das saíras de sete cores,  e  a saíra douradinha.

















Outra foto do Araçari poca, listado no inicio dessa matéria. A ave ficou muito tempo na imbaúba, mudando de posição e efetuando chamados.











O Tiê-galo Lanio cristatus é uma ave de rara beleza. Habitante da mata, gosta de aparecer nas bordas e na copa. Alimenta-se de frutinhas silvestres e percorre as matas em bandos mistos  com outras aves frugivoras. Esse aí, estava em família e percorria a mata na companhia da saíra militar, do Gaturamo ferro velho, do Saí-azul e outras aves.






A Fêmea do Tiê-galo, participante do bando misto.














O Gaturamo ferro velho Euphonia pectoralis, apareceu um casal no bando misto. Também é uma ave frugivora.












Não são apenas aves frugivoras que frequentam os bandos mistos. Alguns pica-paus como esse Pica-pauzinho de testa pintada, Veniliornis maculifrons, também se aproveitam dessas excursões coletivas que percorrem as matas. Ele é até comum nessas situações.












O Bico-chato de orelha preta Tolmomyias sulphurescens, também não é um frugívoro. Como o Pica pau, é um Tiranídeo, insetívoro, bastante comum em nossas matas. Esse aí acompanhava o bando misto e se alimentava de insetos na folhagem.











O Surucuá-grande-de barriga amarela, Trogon viridis, foi a ave mais vistosa que apareceu no dia. Esse macho estava cantando nas proximidades onde vimos o bando misto e logo que foi chamado, apresentou-se rapidamente para as fotos.!














MUITO OBRIGADO PESSOAS QUE  NOS VISITAM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!