Translate

terça-feira, 6 de setembro de 2022

o BAIACU - ARARA

 Nos meses mais frios do ano, o peixe mais frequente em pescarias aqui nas praias do Espírito Santo, é o Lagocephalus leavigatus , o famoso Baiacu arara.

Normalmente os exemplares capturados pesam entre 1 a 1,5 quilos, porém, já presenciamos a captura de peixes até de 3,5 Kg.!

Baiacus atacam todos os tipos de iscas, naturais e ou artificiais.

Já houve casos de até pedaços de isopor serem encontrados em seus estômagos!





É um peixe abundante em certas épocas do ano, mas cuja pescaria requer alguns cuidados. Como possuem uma forte dentição, cortam linhas e anzóis com muita facilidade. Devem ser usados empates de aço para conseguir retirar da água esses valentes glutões. Sua dentição perigosa exige cuidados do pescador ao retirar da boca do peixe fisgado o anzol. Os dentes do baiacu, dois na mandíbula e dois na maxila, funcionam como alicates afiados e por essa razão a necessidade de em sua pesca o uso dos empates de aço, bem como os cuidados no manuseio para a retirada do anzol!

Na escolha dos empates de aço, os de aço flexível são mais indicados pois prejudicam menos o trabalho e balanço das iscas no mar.,
Baiacus são peixes lentos e pesados. Não proporcionam as emoções da pesca com iscas artificiais de outros peixes. E quando fisgados, não "tomam linha" como outros peixes, limitando-se a dificultar sua retirada com alguma resistência e força.
Segundo Alfredo Carvalho Filho em seu livro Peixes da Costa Brasileira, o baiacu arara ocorre no Oceano Atlântico, dos Estados Unidos até a Argentina. E nas costas africanas, da Mauritânia à Namíbia.

Mas uma das características mais famosas e temidas do baiacu é o fato de, em sua pele e vísceras ser encontrado o veneno tetrodo toxina, que conforme a quantidade consumida pode ser fatal.
Esse fato reduz muito o consumo da carne do baiacu. Porém, é preciso que tenhamos conhecimento para saber limpar o peixe e conhecer o seu real perigo.

Um baiacu muito famoso e que possui a maior quantidade de veneno é o baiacu Fugu, do Japão. O nosso baiacu arara é a espécie que possui a menor quantidade do veneno. Consta que os maiores baiacus Fugu possuem toxina suficiente para matar até 30 pessoas! No Japão, apenas profissionais muito bem treinados e certificados podem manusear e preparar os sushis do Fugu, e, mesmo assim, todos os anos cerca de 50 pessoas morrem no país devido ao veneno dos baiacus.

Mesmo com essa fama de venenoso, nosso baiacu arara é um peixe bem apreciado e sua carne, muito boa, fica muito deliciosa em vários pratos, especialmente na famosa moqueca capixaba! E chegando mesmo a fazer sombra em outros peixes mais famosos!

Para se limpar com cuidado o peixe, o principal é localizar sua bolsinha de fel, de cor roxa, no meio das vísceras.

Na internet existem muitas postagens com orientações sobre como se proceder na limpeza desse peixe de forma que sua carne possa ser apreciada sem o perigo do veneno.



Muito obrigado pessoas que nos visitam!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!