Em nossa recente viagem ao Caparaó, aproveitamos para dar uma passeada até o município de Alto Jequitibá em Minas Gerais, para tentar conhecer o Anumará, Anumara forbesi, um enigmático icterídeo, habitante de pouquíssimas localidades, em Minas e no nordeste!.
FONTE DA IMAGEM: WIKI AVES; Mapa de registros da espécie anumará (Anumara forbesi) | Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil.
É um belo Icterídeo, com uma "shape" muito típica da família, tendo uma cauda mais longa. Devido sua ocorrência restrita, já é classificado como ameaçado, na categoria de EN, ou Endangered : é o segundo nível de classificação de ameaça a uma espécie. e Significa que a espécie será extinta num futuro próximo. Isso, se medidas de conservação não forem adotadas!
Mas será isso possível? Na localidade onde o encontramos, graças ao auxilio do colega Plinio Povoa, observador de aves da região, que gentilmente nos indicou os locais prováveis, não percebemos nenhum sinal de ameaça para essa ave. Afinal, não é caçada, encontramos um pequeno bando vocal e muito alegre, transitando entre as árvores da propriedade e o brejo circundante. Á maneira de outros icterídeos, como, por exemplo, o Garibaldi, Chrysomus ruficapillus. Talvez a ameaça a essa ave seja o fato de ser muito local, isto é, não se afasta muito de seu território para colonizar novas áreas. O ideal seria mesmo um acompanhamento periódico para se verificar a flutuação da população.
O nosso herói, em uma posição típica: empoleirado no brejo, encima das taboas, Typha domingensis.
Segundo o Wiki Aves, essa espécie habita próximo a matas, frequentando bastante áreas alagadas próximas, como vimos nessa localidade. Além disso, uma das ameaças é que é vitimas do Nido parasitismo, isto é, aves que depositam seus ovos em ninhos de outras espécies, no caso aqui tratado, a vitima seria o Anumará,que assim teria sua própria ninhada prejudicada. E, um dos parasitas, com certeza, sabemos já, é seu primo o Chupim, Molothrus bonariensis.
Observando o mapa de distribuição, obtido junto ao Wiki Aves, podemos ver que já foi registrado em 14 municípios de Minas Gerais, 14 em Pernambuco e em 2 de Alagoas.
Possui hábitos alimentares onívoros, apreciando sementes, grãos, pequenos insetos e invertebrados e também infrutescências de plantas como nos canaviais.
AGRADECEMOS ÀS PESSOAS QUE NOS VISITAM!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!