Translate

sábado, 9 de dezembro de 2017

Alguns PEIXES de Vitória, ES, Brasil.

Está certo  que o assunto principal de nosso site é AVES, mas, desde o inicio, quisemos incluir também  PEIXES entre nossos assuntos.

E, com a chegada do Verão (inicia-se no hemisfério sul a partir de 21 de dezembro) as águas do mar normalmente ficam mais quentes,e aumenta bem a quantidade e as espécies de peixes na costa e proximidades. Nos locais onde praticamos a pesca esportiva, os pieres de Camburi e da estátua de Iemanjá, já estão sempre cheios de pescadores devido a uma maior quantidade de peixes. Então, para fazer justiça ao nome de nosso site, JORNAL DAS AVES e peixes, mostramos abaixo fotos de alguns peixes pescados no PIER DA IEMANJÁ. nessa capital do Estado do Espirito Santo observados nesse mês de Dezembro:



O Carapicu Eucinostomus  gula é um peixe pequeno, medindo comumente cerca de 13 cm. de comprimento e pesando até 80 gramas. É abundante nas proximidades do pier, em local pedregoso. Muito pescado com anzóis pequenos e pedacinhos de camarão. É apreciado frito com fubá quando realmente fica muito saboroso! É peixe abundante mas, parece ser mais comum nos meses quentes. Sua pesca também tem lá suas artimanhas, pois o peixinho, dotado de uma boca retrátil, costuma ser um exímio "ladrão de iscas", e muitas vezes enganando os pescadores. Algumas pessoas referem-se ao Carapicu como se fosse  um "lambari do mar".


O  Pampo Trachinotus carolinus é um peixe muito apreciado em Vitória. Além de ser de bom tamanho, comumente alcançando 40 cm. e pesando mais de 1 kg. de peso, ele chega a ser muito frequente no meses quentes. Além de tudo isso, sua pesca é emocionante, com o peixe muito brigador tomando linha e exigindo da pericia do pescador. E para completar, sua carne é saborosa e pode ser preparada de muitas maneiras.


Esse peixinho aí do lado é conhecido pelo apelido de "vento-leste", talvez uma tentativa de se descobrir seus hábitos em conformidade com o clima e suas variações. Também as vezes chamado de "palombeta, Chloroscombrus chrysurus é um peixe pequeno, mas algumas vezes exemplares maiores de 25 cm. são capturados. De qualquer forma, não é visado pelos pescadores mas pode ser utilizado como isca para peixes maiores.





Nos meses de verão, grandes cardumes de sardinhas Sardinella brasiliensis flutuam nas proximidades do Pier. São confusos e ainda não explicados os movimentos desse peixe numeroso e abundante. Parece que esses grandes cardumes são formados de peixes ainda imaturos que ficam próximos á costa. Aparentemente crescem em locais de águas salobras e depois de adultos migram para o mar. Essas sardinhas fotografadas, são pequenas, talvez  uns 14-15 cm. de comprimento e possuem o dorso azulado. Em virtude de seu numero elevado, quando estão em águas rasas próximas ao pier, a superfície da água fica com um aspecto "enrugado". Nas proximidades do pier são pescadas quase exclusivamente nas redes do pescadores.


O Pier de Iemanjá em Vitória,ES, Brasil.

Foto: Danilo R. Meirelles/Arquivo/ A Gazeta.







Agradecemos aos nossos visitantes!! Á MEDIDA QUE FORMOS REGISTRANDO OUTRAS ESPÉCIES DE PEIXES, POSTAREMOS SUAS FOTOS AQUI,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!