Translate

domingo, 24 de dezembro de 2017

AVES RARAS E OU POUCO COMUNS VISTAS EM SÃO PAULO!

A Trilha dos Tucanos fica no município de Tapiraí, SP. e dista cerca de  135 km da capital do Estado, a megalópolis São Paulo.
Recentemente estive visitando o local e fiquei impressionado com a grande cobertura vegetal da região e também a quantidade de aves consideradas como raras ou ameaçadas. Sobre esse fato, passo a fazer os comentários a seguir:

























Sanhaçu de encontro azul, Tangara cyanoptera, é considerada pela IUCN  como  NT, quase ameaçada. Ave belíssima, possuidora de dragona azul no encontro da asa. É ausente em muitos lugares e habita a região da mata atlântica, da Bahia ao Rio Grande do Sul. É uma espécie endêmica do Brasil. Alimenta-se de frutas e insetos.



Ao lado, a Sabiá-Cica, Triclaria malachitacea é considerada  como  NT, quase ameaçada. Além de ser ave que não é comum, é difícil de ser fotografada graças a seus hábitos florestais (Habita dentro da mata sombreada) e também é muito desconfiada e arisca.





 A Choquinha carijó Drymophila malura não está ameaçada, mas habita determinadas regiões localmente.















 O Anambé-branco de bochecha parda Tityra inquisitor também não está ameaçado de extinção, mas não é ave comum. Espécie florestal e de beira de mata.
A Maria leque do sudeste, Onychorhynchus swainsoni, é ave ameaçada categorizada pela IUCN na categoria VU. Nossa postagem anterior foi sobre ela.
O Bico assovelado, Ramphocaenus melanurus, também não é ameaçado, mas difícil de ser registrado porquanto é muito rápido e arisco, muito inquieto, dificulta ser fotografado. Aprecia as moitas de Taquaruçu dentro da mata. 
O Gavião bombachinha, Harpagus diodon é ave frequente na mata atlântica. Nessa foto, conseguimos flagrar a ave pousada próxima ao ninho.













Umas surpresas da visita à Trilha dos Tucanos, o Piui-Boreal, Contopus cooperi, ave considerada pela IUCN  como Vulnerável e classificada na categoria VU. Vimos apenas esse exemplar na chegada da trilha.É ave migrante: é visitante da América do Norte, chegando durante o verão à América do Sul.








A Saíra militar Tangara cyanocephala, é ave belíssima. Mesmo não sendo considerada como ameaçada, pode se dizer que em muitos lugares não é comum.














O Capitão castanho, Attila phoenicurus, não é raro. Ave migratória em alguns locais, sua distribuição estende-se do SE do Brasil até a Amazônia.













Muito obrigado aos amigos e amigas que nos visitam!

E um feliz Natal para todo mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!