Translate

sábado, 22 de março de 2025

A Pomba amargosa, Patagioenas plumbea.

 Em recente excursão à estrada marginal à Reserva biológica de Duas Bocas em Cariacica, há cerca de 40 km. de minha residência em Vitória, pudemos registrar e fotografar a Pomba amargosa, Patagioenas plumbea.


Trata-se de um Columbídeo de grande porte, mede cerca de 34 centímetros de comprimento e pesa em média 230 gramas! A titulo de comparação, o pombo domestico, Columba livia, mede entre 28-38 cms. pesando entre 238 até 380 gramas segundo o Wiki Aves. Entre nossas pombas selvagens, a Amargosa é a de maior tamanho. Essa pomba vocaliza bastante na época de reprodução mas não é fácil de ser encontrada e fotografada, pois, devido sua índole arisca, evita a presença humana. Além do mais seu comportamento dificulta fotos pois vive embrenhada nas copas da mata.

Foi uma grata surpresa que esse exemplar, atraído pelo som do play- back, saiu de seu esconderijo na copa de arvore frondosa e pousou quase em nossa frente.

Já a tínhamos registrado outras vezes na Rebio, inclusive com fotos de filhote já emplumado:


Foto do filhote de Patagioenas plumbea feita por Aninha Delboni em 17.08.2022, na Rebio Duas Bocas.

A Pomba amargosa alimenta-se principalmente de frutinhos encontrados na floresta e também de sementes. Pode descer ao solo à procura de alimento. Sua cor é cinza plúmbea como o próprio nome cientifico menciona. A denominação popular de Amargosa, tem a ver com sua alimentação. A ave, comumente se alimenta da erva de passarinho, o que realmente faz com que sua carne adquira um gosto amargo.

Habita quase todo o Brasil, sempre em florestas:


Os pontos vermelhos representam os locais onde já foi registrada. Notar que falta em algumas áreas como no nordeste.  FONTE DA FIGURA: Mapa de registros da espécie pomba-amargosa (Patagioenas plumbea) | Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil


AGRADECEMOS ÀS PESSOAS QUE NOS VISITAM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!