Em recente excursão á Domingos Martins, região serrana do ES, há uma altitude de cerca de 550m., tivemos oportunidade de efetuar um registro bonito e interessante: o Gavião- gato.
Leptodon cayanensis, fotografado em 02.8.2025, proximidades do SESC em Domingos Martins.
Trata-se de um gavião de porte médio a grande, medindo até 54 cm. de comprimento segundo o Wiki Aves. O Gavião gato já foi chamado de Gavião de cabeça cinza, devido `cor cinzenta de sua cabeça. Posteriormente, foi adotado o apelido de "gavião gato", suspeito que essa nova denominação tem a ver com sua vocalização. Seu chamado lembra o chamado de um gato!
é um gavião habitante de florestas, preferindo matas secundárias, capoeirões e matas mais ou menos abertas. Como já foi registrado outras vezes nas encostas de Domingos Martins, suspeitamos também, que tem um comportamento sedentário, isto é, costuma ficar longos períodos em determinados locais. Geralmente esses locais são sítios de caça onde a ave tem encontrado alimento.
Em seu maravilhoso livro, "Ornitologia brasileira" Helmut Sick diz que esse gavião faz parte do grupo chamado de "kites" nos países de língua inglesa. Segundo Sick, "são gaviões relativamente dóceis, geralmente insetívoros ou vivendo de moluscos." Então, o Gavião gato, mesmo nos impressionando por sua beleza e tamanho, não causa o impacto dos gaviões e águias caçadores agressivos como a Águia pega macaco e outros.
Frequentemente ocorre mimetismo de indivíduos jovens com outras espécies de gaviões. Há alguns anos atrás um caso ficou famoso entre usuários do Wiki Aves: o mimetismo de um gavião de cabeça cinza jovem com um individuo de Águia de penacho, Spizaetus ornatus. Muitos observadores foram traídos pelas imagens, pensando tratar-se realmente de uma águia de penacho jovem, mas era apenas um jovem do gavião de cabeça cinza. Um dos elementos que possibilitaram desmascarar o disfarce foram os olhos do individuo. Apesar da semelhança da plumagem, não foi possível ao jovem do Gavião de cabeça cinza expressar o "olhar predador" e agressivo próprio do Spizaetus ornatus, águia caçadora de presas ágeis e maiores.
Leptodon cayanensis, o nosso Gavião gato, alimenta-se de insetos grandes, vespas, gafanhotos, moluscos e pequenos vertebrados. Distribui-se desde o México até a Argentina e no Brasil em todas regiões, sempre em florestas. Não é muito comum na Amazônia.
Agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!