O Estado do Espirito Santo situa-se no Leste do Brasil e possui uma área de 46.095 Km2. originalmente 93% ocupada pela Mata Atlântica, hoje restrita a 15% da área do Estado. Entretanto, apesar dessa grande redução, não temos conhecimento oficialmente, da extinção de alguma das espécies de aves nativas. Pode-se dizer que seu território, apesar de pequeno, marca o encontro de dois importantes blocos de florestas da Mata atlântica: a floresta dos tabuleiros litorâneos, que se estendem até o nordeste do país, em áreas planas e baixas, com altitudes até os 200 metros. e a Floresta das serras que no Espirito Santo situam-se nas encostas que dão continuidade à Serra do Mar e à Serra da Mantiqueira( Serra do Caparaó) mais para o interior, já na divisa com MG.
O ESPIRITO SANTO NO BRASIL:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo_(estado)
O Papagaio moleiro Amazona farinosa, é encontrado em florestas de tabuleiro, das planícies, e ocorre até a Amazônia.
Esse Papagaio é o maior papagaio brasileiro, alcançando 40 cm de comprimento. Possui uma voz potente, que é ouvida a longas distâncias dentro da mata. Mas reservas do norte do Esp.Santo, como Vale e Sooretama, ainda não é raro. Mas em termos gerais, está classificado pela IUCN na categoria NT, ou seja, como "quase ameaçado". Não é visto em cativeiro. Talvez sua ameaça seja devido à redução das matas.
O Papagaio Chauá, Amazona rodocorytha, é listado pela IUCN como EN, ou seja, EM PERIGO!
Porém, testemunhamos que esse é o papagaio MAIS COMUM no oeste do Espirito Santo, nos municípios de Itarana, Itaguaçu, Afonso Cláudio e laranja da Terra.
Todos os dias deparamos com esse papagaio, voando ora aos casais ou mesmo em bandos maiores. Já houve colegas que visualizaram bando de 60 indivíduos!
Esse aí, à esquerda, é o Papagaio de peito roxo, Amazona vinacea. Assim chamado por causa do vistoso colar peitoral de cor vinho.
Em nossas andanças pelo ES, podemos confirmar: é o mais difícil de ser visto! Tanto que está listado como EN pela IUCN e é considerado como ameaçado de extinção.
Mas, a boa noticia, é que temos notado um aumento de suas populações aqui no ES! Inclusive, nidificando próximo a uma habitação em Sobreiro. Acredito que habita na mesma área do Papagaio Chauá.
Esse é o papagaio mais comum no ES. É o Curica, Amazona amazonica, também chamado de "Papagaio do mangue", devido a seu hábito de habitar também os manguezais, onde chega mesmo a nidificar nas árvores maiores das Ryzophora!
É muito loquaz e abundante nas reservas da baixada litorânea dos tabuleiros, como na Vale e Sooretama. Curiosamente, não é muito observado nas matas serranas!
É COM MUITA ALEGRIA QUE OBSERVAMOS QUE ESSES QUATRO PAPAGAIOS NATIVOS CONTINUAM ENCONTRADIÇOS EM NOSSAS MATAS!
Isso, lembrando, em um estado cuja área geográfica é um dos menores do Brasil.
Muito obrigado aos visitantes!
São lindos, aqui perto de casa tem um grupo de 7 Curica. vivo na Serra ES, perto da area de preservação da Vale... e sempre alegram o meu dia 😊
ResponderExcluirOi Marlene, obrigado por sua visita e comentário! Pelo que eu observo, penso que o Curica é um dos poucos de nossos papagaios que n]ão está ameaçado. Sempre os encontro.Aqui em Vitória, p.ex., estão sempre no campus da UFES, nosmanguezais, local onde já registrei até a Maracanã-verdadeira! Um abc. José.
ResponderExcluirBom dia! Obrigado pela criação deste blog.
ResponderExcluirTodo mundo que pesquisa curiosidades sobre nossas espécies locais é abençoado por páginas como essa na Internet.
Preso na Quarentena, vi pela janela de casa um belo papagaio verde e pude identificar por aqui que era um Papagaio do mangue! O que faz ainda mais sentido por aqui ser perto da UFES.
Tem um bando grande aqui em Barra de São Francisco ES
ResponderExcluir