Translate

domingo, 28 de janeiro de 2018

o Mutum de bico vermelho CRAX BLUMENBACHII


Crax blumenbachii é o Mutum de bico vermelho, uma ave Galinácea, da família dos  Cracidae e que encontra-se ameaçada de extinção devido sua caça predatória e também devido a alguns fatores ecológicos importantes como a redução de seu habitat, as florestas altas da baixada litorânea e matas similares interioranas.





























Duas fêmeas fotografadas na Res. Natural da Vale.



O Mapa ao lado, demonstra os locais de ocorrência atuais do Mutum, espécie endêmica do Brasil. Os pontos vermelhos são esses locais, onde a ave foi fotografada e cujos registros encontram-se depositados no Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_mutum-de-bico-vermelho.



Espécie cinegética, alcançando um comprimento de 84 cm. e pesando cerca de 3,5 kg., esse mutum sempre foi alvo dos caçadores. É uma das sete espécies de mutum do Brasil.

Mesmo classificado pela IUCN  como em perigo, na categoria EN, ele pode ser visto com relativa facilidade nos locais onde é protegido. Assim, na reserva da Vale em Linhares, norte do Rio Doce, ES. o mutum é frequente. Também já foi registrado na Reserva Biológica de Sooretama e na reserva da Fazenda Cupido e Refugio.

Página da Ornitologia brasileira, de H. Sick (1997) demonstrando as distribuições das diversas espécies de Mutum do Brasil.
A área do Mutum de bico vermelho é a número 1, demonstrando que a espécie habitava uma área de bom tamanho no SE.

Antigamente o Mutum foi uma ave comum no Leste do Brasil. Segundo H.Sick (1997), esse Mutum habitava o leste do Brasil da Bahia e Minas Gerais até o Rio de Janeiro. Sua presença é atestada por diversos marcos geográficos que levam seu nome, p.ex.;Córrego do Mutum, Vargem do mutum, etc. Atualmente esse Mutum é objeto de projeto especial de conservação de suas populações por meio do Icmbio que com o projeto PAM-Mutum do Sudeste realiza ações de sua conservação. Deve ser citado que algumas experiências de criação em cativeiro e reintrodução tem sido feitas. Segundo o site do programa do Icmbio( http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-mutum-do-sudeste/sumario-mutum-sudeste.pdf ) em quatro experiências de reintrodução de mutuns em áreas onde já habitaram no passado, foram soltos na natureza 251 indivíduos. Desses, houve perda de 44 indivíduos e houve 116 nascimentos confirmados, o que comprova que é possível a recuperação da espécie.,


Individuo macho fotografado na Fazenda Cupido em Linhares no cair da noite.













Essa foto, também feita na Fazenda Cupido, mostra vários Mutuns procurando alimento nas proximidades da sede da fazenda.
Passou-nos a impressão, de que esse mutum se não for caçado, ele se reproduz e suas populações se recuperam bem.

Nossas observações de aves no norte do ES, principalmente em Linhares, tanto na Reserva da Vale quanto na Fazenda Cupido, demonstraram que o Mutum não é ave muito rara. Em várias ocasiões tivemos oportunidade de vê-lo na mata, sempre pequenos bandos. Inclusive, chegamos a gravar sua curiosa vocalização. O que confirma nossa assertiva, de que, se não for caçado, suas populações podem se recuperar. O que será maravilhoso, pois trata-se de uma ave espetacular!!

FONTES PARA ESTE ARTIGO:

Sick, Helmut. Ornitologia brasileira, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.

WikiAves- A enciclopédia das Aves do Brasil.

Observações de Aves feitas pelo próprio autor na região do Mutum.

Obrigado, amigas e amigos que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!