Translate

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

NOVOS PEIXES DE VIX!

Já publiquei uma postagem  sobre os peixes de Vitória, capital do Espirito Santo! Algumas pessoas talvez tenham achado curioso, uma vez  que essa página é sobre aves! Porém, "Jornal das Aves e peixes". Ou seja, peixes em menores quantidades,mas tem  também! Esse post  foi esse aqui: http://www.jornaldasavesepeixes.net/2017/12/alguns-peixes-de-vitoria-es-brasil.html

Em pleno verão brasileiro, com temperaturas de 35 graus quase todos  os dias, tenho pescado  mais  que feito birding. Informando que sou apenas pescador amador, que pratica  o "pesque e solte" e que se contenta com poucos peixes!. Assim, passo a seguir, algumas fotos de algumas novidades desses dias  quentes e chuvosos!



























  Um dos locais  preferidos para a pesca com iscas artificias: o pier da ponte em Vitória. Foi aqui que apareceram os peixes a seguir:


A Bicuda Sphyraena guachancho, habita o Atlântico ocidental, desde  os EUA até a Argentina. Não são peixes muito grandes, atingindo, segundo o Livro PEIXES DA COSTA BRASILEIRA, de Alfredo Carvalho Filho, o comprimento de 65 cm. Esse exemplar ai do lado tinha uns 55 cm. Ataca iscas artificiais na meia água e na superfície, mas não é muito brigador. No verão é comum nas águas da baia de Vitória.



Ubarana, Elops saurus, "O PREDADOR PRATEADO":

Peixe magnifico! Predador feroz que ataca os cardumes de alevinos de sardinhas e manjubinhas na superfície. E também as iscais artificiais! Sua batida na isca é adrenalina pura!
Por ser muito ativo e brigador, algumas vezes não conseguimos solta-lo, tal o estado de stress em que fica ao ser fisgado. É frequente na baia de Vitória. mas não podemos dizer que são abundantes. Viajam em cardumes pequenos.


O curioso Peixe voador, Dactylopterus volitans, é assim chamado  por possuir "asas" que usam para se locomover no fundo do mar. Porém, não saltam fora d'água como os verdadeiros peixes voadores. Não é espécie apreciada e normalmente não ataca iscas artificiais.






Finalizamos nossa lista do dia, com esse exemplar ( 30 cm.) de Sororoca,Scomberomorus brasiliensis, peixe que chega a medir 80 cm. e pesar mais de 3 kg. Não é abundante em Vitória, mas aparecem alguns no verão. Normalmente nos costões pescamos exemplares menores como esse aí. É um predador meio delicado e por essa razão, deve-se ter cuidado ao retira-lo do anzol pois pode se ferir, dificultando o "pesque-solte" com sucesso!


Obrigado às pessoas gentis que nos visitam e um  ÓTIMO 2018 pessoal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!