Translate

sábado, 6 de janeiro de 2018

BUGIOS RESISTENTES!

Os macacos  Bugios, Alouatta  fusca (https://pt.wikipedia.org/wiki/Alouatta_fusca) são habitantes das florestas do Leste do Brasil e ocorrendo até o Norte da Argentina e Paraguai. São animais muito bonitos e bastante frequentes em nossas matas. Pelo menos eram até há um ano atrás!




























Alouatta  fusca: pequeno bando na Serra do Pão de ló, Laranja da Terra.ES, Brasil.

A partir de Dezembro de 2016, uma grande crise se abateu sobre esses animais: uma grave epidemia de Febre amarela! Alguns biólogos estimaram que a mortandade desses animais chegou a 90% da população! Entretanto, talvez o estrago não tenha sido assim tão violento. Esses dias contemplamos um pequeno bando de cinco indivíduos na Serra em Laranja da Terra, e, também ouvimos seu ronco característico nos capoeirões em Sobreiro.


Esses macacos são muito sensíveis ao vírus da febre amarela. Servem como sentinelas de que a febre avança para próximo das populações humanas. O maior sintoma que sentimos de sua mortandade é que deixamos de ouvir seus roncos nas matas.

Mas, recentemente, em alguns locais, temos confirmado que eles sobreviveram!

Não com a abundancia anterior, mas em dois locais de Laranja da Terra ouvimos sua vocalização. Em Sobreiro, ouvimos  também o Sauá, Callicebus personatus, o que é uma noticia muito boa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!