Translate

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Accipiter striatus: predador elegante e eficiente!

O Gavião-miúdo, Accipiter striatus é uma espécie de falconiforme da família Accipitridae com ampla distribuição no continente americano. De fato, é encontrado do Canadá até a Argentina e em todo o Brasil. Listado pela IUCN na categoria "Pouco preocupante", o que significa que não pairam ameaças conhecidas de extinção sobre esse gaviãozinho.


























Foto acima foi tirada no Parque do Ibirapuera, dentro da cidade de São Paulo, onde esse Gavião, inclusive, nidifica!

Ele realmente não está ameaçado e não é raro. Porém, em algumas localidades permanece bastante oculto na vegetação densa, somente saindo desses abrigos quando vai caçar. Sobre sua caça, pode ser dito que é muito eficiente e bastante preciso. Abate suas presas com enorme agilidade e rapidez. Algumas vezes somos surpreendidos por ele, quando observando alguma ave pequena, ele aparece do "nada" e captura uma rolinha, um bem-te-vi  ou outro pássaro e vai depenar sua presa em algum lugar escondido.

Mesmo sendo ave florestal ele pode muitas vezes caçar no espaço aberto ou mesmo  planar aproveitando as térmicas.



Esse individuo aqui da esquerda, por exemplo, vimos no crepúsculo sobre o Rio Cuiabá em Mato Grosso no Pantanal norte. Ele voava tentando capturar os morcegos e bacuraus que já estavam ativos.
Observar sua caçada foi muito interessante!






Este individuo jovem foi visto no alto do Pico da Bandeira, na divisa de Minas Gerais com o Espirito Santo. O local, já de matas baixas e vegetação de campos de altitude a 2.000 metros de altitude.












O Parque do Ibirapuera está situado no coração da cidade de São Paulo, uma metrópole de mais de 12 milhões de habitantes.
Porém, isso não foi empecilho para  nosso Gavião miúdo construir seu ninho no alto de uma árvore, a exótica Casuarina, de uns 25 m. de altura.

Depois fiquei sabendo que ele nidifica todos os anos no local.


Apesar de não ser um gavião de tamanho grande, o macho tem o porte de um sabiá (Turdus sp.) com cerca de 24 cm., e a fêmea, muito maior alcança 35 cm., podem atacar presas muito maiores. Já foi relatado ataques a pombos domésticos  e outras aves. Sua técnica de caça principal é ficar imóvel, quieto no poleiro e quando a presa passa voando ele se precipita a grande velocidade para a captura. Mas, muitas vezes, a ave utiliza-se de outras formas de caça o que torna sua observação emocionante.

Muito obrigado às pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!