Translate

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

INCRÍVEIS REDESCOBERTAS DE AVES RARAS BRASILEIRAS!

Algumas aves brasileiras são raras por natureza ou então, devido   á ação do homem tornaram-se bastante escassas. Todo observador ou observadora, sabe que encontrar uma dessas jóias na natureza é um prêmio. Um prêmio excitante e que além disso, traz junto a satisfação e a alegria de se verificar que aquela ave dos sonhos, rara, ainda existe! Costumo comparar a emoção que sentimos procurando aves com a emoção que tínhamos na infância ao colecionar figurinhas difíceis! Em nossa  já longa carreira de birder temos acompanhado excitantes redescobertas e nesse artigo faremos referência a algumas. Recentemente, em 2015, uma das redescobertas mais comentadas foi a da Rolinha do Planalto Columbina cyanopis. 

Mas a redescoberta mais aguardada, ainda carece de confirmação fotográfica:





































Imagem acima copiado do Livro ORNITOLOGIA BRASILEIRA,  Helmut Sick, Edição revista e ampliada por José Fernando Pacheco, Ed.Nova Fronteira,4.Re-impressão, 2001.


O Tietê de coroa, Calyptura cristata, já foi considerada por muito tempo como extinta! A ave atravessou quase todo o século XX sem qualquer registro. Somente até meados do século XIX, por volta de 1850, a espécie havia sido registrada. O viajante naturalista J.t.Descourtilz foi quem deu mais descrições sobre essa ave diminuta! Tendo chegado ao Brasil, provavelmente em 1831, Descourtilz em seu livro sobre aves brasileiras "Ornitologia brasileira História natural das aves do Brasil notáveis por seu canto e plumagens", o autor refere-se ao passarinho fazendo comentários sobre seus hábitos e os lugares mais prováveis de ser encontrado em sua época, meados dos século XIX no Rio de Janeiro. Desde então, a Calyptura tornou-se a ave cujo registro é o mais aguardado do Brasil!
Mas nada de registro! No século passado, a partir da década de 1980, a ornitologia brasileira entrou em uma fase muito rica e produtiva com o surgimento de toda uma geração de novos e brilhantes ornitólogos  como José Fernando Pacheco, Ricardo Parrini, Claudia Bauer e outros. Diversas novas espécies foram descritas e outras, aparentemente extintas foram redescobertas. Nessas excitantes redescobertas podem ser citadas como tipicas dessa época: a) a Saira apunhalada Nemosia rourei; b) o Formigueiro de cabeça negra Formicivora erythronotus; o Chororó cinzento Cercomacra brasiliana; .
Esses jovens ornitólogos eram discípulos do professor Helmut Sick considerado como o moderno pai da ornitologia brasileira. Deve ser lembrado que ele mesmo, Sick, nos brindou com o redescobrimento da incrível Arara Azul de Lear Anodorhynchus leari, uma das preciosidades de nossa fauna e, diga-se de passagem, apesar de ainda ameaçada, suas populações se recuperaram bastante, contando hoje com mais de 1.200 indivíduos.

Mas, voltemos à nossa Calyptura! Ninguém conseguiu fotografar essa joiazinha de nossa mata atlântica! Mas, em 1996, precisamente em 27 de outubro, a ave foi vista depois de mais de um século perdida! Bomba!  Durante alguns dias ela foi acompanhada por vários observadores e ornitólogos. Dois indivíduos foram confirmados.
O jornal AO-Atualidades ornitológicas comemorou o feito com o artigo do próprio José Fernando Pacheco conforme cópia que posto abaixo:


 Essa redescoberta foi muitíssimo importante e sensacional, mas, ninguém portava uma máquina fotográfica, somente binóculos!
É muito provável, que mesmo não sendo fotografada, essa espécie continue existindo em nossa floresta atlântica! Afinal, é uma ave muito pequena, 7.5 cm. de comprimento! Agora, Imagine uma avezinha dessas, rara por natureza, na copa de árvores gigantescas de 30 metros de altura e depois disso, pense ainda na imensidão da floresta! Um observador tem de ter muita sorte para conseguir visualizar Calyptura, e isso, em um encontro fugaz, casual.
Todo esse preambulo, é para lembrar de um outro rediscovery muito comemorado recentemente!

Trata-se da Rolinha do Planalto! Columbina cyanopis  é o nome cientifico dessa  rolinha. Essa belíssima ave era dada como extinta. O ultimo avistamento havia sido  em 1941!


Até que em 2015 ela foi redescoberta, por Rafael Bessa no cerrado de Minas Gerais. Uma pequena população de 12 indivíiduos! Essa espécie, é  tão rara que é categorizada pela IUCN  com situação  CR, ou seja, criticamente ameaçada.

Sobre sua distribuição Geográfica, o Wiki Aves (www.wikiaves.com.br) comenta:


"É uma ave endêmica do Cerrado. Conhecida originalmente de cinco espécimes coletados no Mato Grosso (arredores de Cuiabá) em 1823-1825, foi posteriormente encontrada em Itapura, São Paulo, em 1904 (um espécime) e no sudeste de Goiás em 1940-1941 (dois espécimes). Uma pequena população, com até 12 aves, foi descoberta em junho de 2015 pelo ornitólogo Rafael Bessa em um campo rupestre no interior de Minas Gerais. Os dados de biologia obtidos a partir dessa redescoberta desafiam por completo alguns alegados registros recentes para Mato Grosso (década de 1980), em campo de arroz, e Mato Grosso do Sul, no campus da UFMS e em companhia de Columbina talpacoti. Relatos de que ocorre na Serra das Araras, Mato Grosso, são desprovidos de comprovação e, embora menos improváveis do que os anteriores, são igualmente sujeitos a questionamentos." 


Algumas das poucas fotos dessa Rolinha, tiradas após sua redescoberta:























Foto: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2016/06/rolinha-do-planalto-e-filmada-pela-primeira-vez-por-ornitologo-em-minas.html

Outra foto especial: 



Foto: http://www.naturezaeconservacao.eco.br/2016/05/rolinha-do-planalto-e-fotografada-na.html










A observação de aves em nosso  país tem esses momentos mágicos! 

UM MARAVILHOSO VÍDEO SOBRE ESSA REDESCOBERTA ESTÁ AQUI:

https://globoplay.globo.com/v/53112


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!