Translate

sábado, 6 de janeiro de 2018

PAPAGAIOS NATIVOS DO ESP. SANTO

O Estado do Espirito Santo situa-se no Leste do Brasil e possui uma área de 46.095 Km2. originalmente 93% ocupada pela Mata Atlântica, hoje restrita a 15% da área do Estado. Entretanto, apesar dessa grande redução, não temos conhecimento oficialmente, da extinção de alguma das espécies de aves nativas. Pode-se dizer que seu território, apesar de pequeno, marca o encontro de dois importantes blocos de florestas da Mata atlântica: a floresta dos tabuleiros litorâneos, que se  estendem até o nordeste do país, em áreas planas e baixas, com altitudes até os 200 metros. e a Floresta das serras que no Espirito Santo situam-se nas encostas que dão continuidade à Serra do Mar e à Serra da Mantiqueira( Serra do Caparaó) mais para o interior, já na divisa com MG.

O ESPIRITO SANTO  NO  BRASIL:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo_(estado)



























O Papagaio moleiro Amazona farinosa, é encontrado em florestas de tabuleiro, das planícies, e ocorre até a Amazônia.
Esse Papagaio  é o maior papagaio brasileiro, alcançando 40 cm de comprimento. Possui uma voz potente, que é ouvida a longas distâncias dentro da mata. Mas reservas do norte do Esp.Santo, como  Vale e Sooretama, ainda não é raro. Mas em termos gerais, está classificado pela IUCN na categoria NT, ou seja, como "quase ameaçado". Não é visto em cativeiro. Talvez sua ameaça seja devido à redução das matas.


O Papagaio Chauá, Amazona rodocorytha, é listado pela IUCN  como EN, ou seja, EM PERIGO!
Porém, testemunhamos que esse é o papagaio MAIS COMUM no oeste do Espirito Santo, nos municípios de Itarana, Itaguaçu, Afonso Cláudio e laranja da Terra.

Todos os dias deparamos com esse papagaio, voando ora aos casais ou mesmo em bandos maiores. Já houve colegas que visualizaram bando de 60 indivíduos!


Esse aí, à esquerda, é o Papagaio de peito roxo, Amazona vinacea. Assim chamado por causa do vistoso colar peitoral de cor vinho.

Em nossas andanças pelo ES, podemos confirmar: é o mais difícil de ser visto! Tanto que está listado como EN pela IUCN e é considerado como ameaçado de extinção.

Mas, a boa noticia, é que temos notado um aumento de suas populações aqui no ES! Inclusive, nidificando próximo a uma habitação em Sobreiro. Acredito que habita na mesma área do Papagaio Chauá.


Esse é o papagaio mais comum no ES. É o Curica, Amazona amazonica, também chamado de  "Papagaio do mangue", devido a seu hábito de habitar também  os manguezais, onde chega mesmo a nidificar nas árvores maiores das Ryzophora!

É muito loquaz e abundante nas reservas da baixada litorânea dos tabuleiros, como na Vale e Sooretama. Curiosamente, não é muito observado nas matas serranas!

É COM MUITA ALEGRIA QUE OBSERVAMOS QUE ESSES QUATRO PAPAGAIOS NATIVOS CONTINUAM ENCONTRADIÇOS EM NOSSAS  MATAS!
Isso, lembrando, em um estado cuja área geográfica é um dos menores do Brasil.

Muito obrigado aos visitantes!



7 comentários:

  1. São lindos, aqui perto de casa tem um grupo de 7 Curica. vivo na Serra ES, perto da area de preservação da Vale... e sempre alegram o meu dia 😊

    ResponderExcluir
  2. Oi Marlene, obrigado por sua visita e comentário! Pelo que eu observo, penso que o Curica é um dos poucos de nossos papagaios que n]ão está ameaçado. Sempre os encontro.Aqui em Vitória, p.ex., estão sempre no campus da UFES, nosmanguezais, local onde já registrei até a Maracanã-verdadeira! Um abc. José.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Obrigado pela criação deste blog.
    Todo mundo que pesquisa curiosidades sobre nossas espécies locais é abençoado por páginas como essa na Internet.
    Preso na Quarentena, vi pela janela de casa um belo papagaio verde e pude identificar por aqui que era um Papagaio do mangue! O que faz ainda mais sentido por aqui ser perto da UFES.

    ResponderExcluir
  4. Tem um bando grande aqui em Barra de São Francisco ES

    ResponderExcluir
  5. Aqui em frente da minha casa de uma árvore que todos os dias pisam aves parecidas com o Chauá, mas devido a distância não consigo identificar direito, moro em Cachoeiro de Itapemirim, aqui parece um santuário das aves por que já vi tanta especia diferente na mesma árvore, até aqueles pássaros da família do tucano só que menores que eu esqueci o nome já apareceram aqui, fico feliz por saber que eles estão se reproduzindo por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em frente em casa tem uma árvore que todo dia pousam * desculpa os erros foi o corretor 😒

      Excluir
    2. Guilherme, obrigado pela visita! Aí em Cachoeiro tem o Chauá, A. rodocoritha, já o registramos por aí, perto de uma comunidade quilombola. Quanto aos "tucaninhos", vc. deve estar se referindo ao Araçari de bico-branco, que já vimos ai rambém. Um abc.

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!