FiFilhotes de ave ameaçada de extinção e exclusiva no ES nascem em reserva ambiental
Espécie está criticamente ameaçada e apenas é encontrada nas poucas
áreas de Mata Atlântica; nascimento ocorreu em uma área na cidade de Castelo
Publicado em 20 de
fevereiro de 2025 às 18:35
1min de
leitura
Repórter ana.saraiva@redegazeta.com.br
Três filhotes de saíra-apunhalada nasceram em uma reserva natural na localidade de Limoeiro, em Castelo, cidade da região Sul do Espírito Santo. A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção, somando menos de 20 indivíduos vivos reconhecidos na natureza.
A descoberta e as imagens foram registradas por pesquisadores da Reserva Kaetés, que desde 2020 promovem a proteção, monitoramento e aumento populacional da espécie no local. Os três filhotes nasceram durante a atual temporada reprodutiva, que vai até março, e representam um grande passo para a manutenção da saíra-apunhalada.
Estávamos monitorando apenas dois indivíduos naquele ponto da reserva e foi uma grata surpresa encontrarmos seis deles, inclusive um pássaro alimentando outro. O sentimento é de que o trabalho pesado valeu a pena
Victor Vale
•Supervisor do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada-ap(Nemosia rourei é uma pequena ave que vive em regiões de Mata Atlântica, cujo nome se deve à plumagem vermelha na garganta. Atualmente, o pássaro é encontrado exclusivamente no Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!