Translate

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Nidificação do Gavião asa de telha dentro da cidade.

 Parabuteo unicinctus,o Gavião asa de telha, é uma ave de rapina de porte médio para grande, atingindo 48 a 56 cm. de comprimento, chegando a fêmea a pesar até 1 kg. de peso.


É um rapinante de hábitos alimentares oportunistas, capturando pequenos invertebrados e conseguindo até mesmo animais maiores como frangos d'água, gambás, garças, etc. O interessante é que é considerado muito arisco à aproximação humana. Mas, apesar disso, conseguimos localizar um local dentro do bairro jardim da Penha aqui em Vitória, em que esse gavião arisco se estabeleceu para construir seu ninho, levar até o final a nidificação e criar dois filhotes.
A área em que resolveu estabelecer seu ninho é composta de vegetação alta mas não compacta, com árvores esparsas, situada no terreno dos armazéns do IBC-Instituto Brasileiro do Café.

A plataforma acima, foi usada pelo gavião, que, quando de nosso encontro, contava já com os dois filhotes já crescidos, empoleirados em galhos de uma arvore de casuarina.

Um dos filhotões já desconfiados, olhando para o observador!

Com seu porte de bom tamanho, e seu olhar aquilino, além de ser ave bonita com seu desenho "cor de telha", esse gavião tem sido visto algumas vezes no bairro de Jardim da Penha, procurando alimento para seus filhotes.


Temos noticiado, algumas vezes, o aparecimento desse gavião, e transmitido também, a impressão de que tem ficado "mais comum", ou mais encontradiço. Muitas vezes em áreas urbanas, o que agora se confirma com esse registro de sua nidificação dentro da cidade.


Parabuteo unicinctus, o Gavião asa de telha, é espécie que se distribui-se do México e EUA até a América do Sul. Tem sido muito registrado na parte oriental do Brasil e, segundo o Wiki Aves, confirmando nossa desconfiança de que tem sido mais registrado ultimamente em zonas urbanas. Habita regiões campestres, áreas de vegetação baixa como manguezais, cerrados, caatingas, pastagens, etc.
Os filhotes, já formados e com aspecto e tamanhos semelhantes aos adultos, continuam na região vigiados pelos pais, mas, certamente não demorarão em procurar outros lugares.

Agradecemos aos nossos visitantes pela honra que nos dão  em conhecer nossas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!