Arapaçus são aves da familia Dendrocolaptidae, restritos à região dos neotropicos. São aves de comportamento muito curioso, subindo pelos troncos das árvores à feição de pica-paus. Pessoas que não os conhecem, costumam frequentemente confundi-los com pica-paus. Mas não possuem parentesco com os picídeos.
Sua cauda, resultado de adaptação ao modo de vida arborícola, possui adaptação para subir pelos troncos das arvores, com a cauda rígida ou semirrígida, e possuindo as retrizes centrais, as raques em forma de ganchos para auxiliar ao ato de agarrar-se ao tronco da arvore sem cair. Essa propriedade lhe é de muita valia, pois costumam subir os troncos inspecionando galhos, ocos das arvores e buracos onde podem se esconder suas presas, besouros, pequenas aranhas, insetos, enfim todo animalejo que possa capturar e consumir.
O Arapaçu de bico branco é espécie comum, gosta de viver em matas baixas com proximidade de água, como é o caso do manguezal. Possui uma vocalização melodiosa e que o atrai com facilidade quando reproduzida por gravador.
Nessa foto acima, é possível observar sua cauda rígida que possibilita à ave um apoio no tronco, à semelhança de praticantes do esporte "rapel".
Na espécie acima, Arapaçu de garganta amarela, Xiphorhynchus guttatus, feita na Reserva de Linhares em 2019, é possível ver claramente as "garras" das raques que se prendem ao tronco, possibilitando equilíbrio na escalada.
Arapaçus são aves geralmente insetívoras, podem acompanhar bandos mistos de aves que percorrem as florestas e também podem seguir as formigas de correição. Algumas espécies, como o Arapaçu liso, Dendrocincla turdina, nas épocas certas, são frequentemente encontrados junto às colunas das formigas de correições.
Para o observador de aves, é importante ter o cuidado para a correta identificação das espécies. Conhecer quais as espécies são encontradas na área que estiver, suas exigências ecológicas. Como são aves de plumagem de cor muito parecida, geralmente cor canela, detalhes como o comprimento da ave, a cor e formato do bico, e, principalmente reconhecer sua voz, são muitíssimo importantes para a ID. No caso presente, o arapaçu de bico branco não é difícil ser reconhecido, devido a esse detalhe do bico branco.
Muito obrigado visitantes!! e Um Bom ano novo a todas e todos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!