Translate

domingo, 24 de junho de 2018

Registro do Gavião Asa de Telha PARABUTEO UNICINCTUS

Neste domingo 24 de junho, fomos surpreendidos com o voo de um gavião sobre o canal do mangue do Rio Santa Maria, próximo a nossa casa. A principio, pensei tratar-se de um gavião carijó Buteo magnirostris!

Mas, depois, analisando as fotos, pude reconhecer o Gavião asa de telha Parabuteo unicinctus sobrevoando a zona urbana de Vitória.





Parabuteo unicinctus sobrevoando dentro da zona urbana!






Nessa foto, pode-se ver com clareza a coloração do manto da ave. Então, observa-se a parte superior das asas, de cor de telha, ou canela, que motiva o nome popular desse gavião.
Esse gavião possui duas populações disjuntas. Uma sub espécie habita a América do Norte, SO dos Estados Unidos até o Pacifico, chegando até a Colômbia, Equador e Peru. A subespécie da América do Sul, habita o Leste da Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina e Chile.

Além disso, essa ave é maior que o Gavião carijó. Possui cerca de 50 a 55 cm. de comprimento, com envergadura de asas de 115 cm., pesando a fêmea até mais de 1 kg. O Gavião carijó Buteo magnirostris possui apenas cerca de 40 cm., pesando a fêmea até 350 gramas.


Trata-se de um gavião famoso por ser muito desconfiado e arisco. O fato de estar sobrevoando uma região urbana foi surpreendente! E mais, foi por volta das 11 hs. quando a temperatura estava em elevação, que a ave, aproveitando as térmicas, começou a circular, subindo com o auxilio das correntes. Isso faz supor, que o gavião estava pousado nas árvores do mangue, caçando por ali.























OBRIGADO PESSOAL!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!