Translate

domingo, 27 de maio de 2018

OBSERVANDO AVES DA VARANDA DE MEU APARTAMENTO!

Observar aves é uma atividade fantástica e que nos distrai e enriquece bastante. Então, por que limitar essa atividade apenas quando vamos a campo? Por que não estendermos essa atividade quando estamos trabalhando, ou mesmo, quando estamos em casa?

























Este macho de Tesourão, Fregata magnificens fotografado hoje, domingo, voando ao longe, bem defronte minha casa!

Tenho ficado alguns dias em casa e aproveitado para observar aves da varanda de meu apartamento. Apesar de ser uma área residencial populosa, confesso que algumas vezes me surpreendo com os visitantes. Já aconteceu de fotografar o Gavião urubu, Buteo albonotatus voando bem na frente de nossa mesa de café!

Hoje fiquei muito tempo observando as aves e me distrai  com esse tesourão.

 O Tesourão  voando próximo aos prédios do outro lado da rua do canal.
























Na residência do vizinho em frente,vi essa Garça vaqueira Bubulcus ibis inspecionando uma mangueira.

















Um visitante  pouco frequente: o Falcão quiri-quiri Falco sparverius, calmamente em uma antena de televisão, em prédio muito próximo.















Então, na antena de um prédio bem distante, talvez  uns 5 km., pude ver outro falcão. Depois de visualizar com o binóculo e tirar algumas fotos, pude confirmar o bravo Falcão Cauré Falco rufigularis.

Esse falcão, é um predador muito ativo e valente. Atacando muitas vezes, aves bem maiores!










O bicho é muito bonito. O fato de ficar bem no alto dos prédios deve dar a ele um ótimo campo de visão para caçar.













De repente outro veio pousar na antena. Pude ver então que formam um casal. O macho é bem menor e encontra-se no poleiro superior. A fêmea, de porte bem maior, está embaixo.
Essa diferença de tamanho entre os sexos é uma forma da natureza equilibrar o casal, evitando que o macho se torne um perigo para sua fêmea. Esse dimorfismo sexual de tamanho é observado principalmente nas espécies mais agressivas, como é o caso desse Falco.

Essas aves foram visualizadas  hoje, domingo 27 de maio, no bairro de Jardim da Penha, nesta cidade de Vitória, capital do Espirito Santo.

Agradecemos nossas amigas e amigos que nos honram com suas visitas!!
OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!