Translate

sábado, 12 de maio de 2018

Falcão-relógio, o FANTASMA da mata!

Micrastur semitorquatus, é conhecido como o Falcão Relógio, por uma peculiaridade muito direta: seu canto, monocórdio, pode ser confundido com o barulho dos ponteiros de um relógio. É um canto longo,alto, demorado, às vezes, mais de trinta minutos, no crepúsculo ou na madrugada: CÓ.. Có... Có... Có..Có..Có...Có..Cóo..Có...Có...




























O Fantasma da mata desta vez saiu do "bunker" e se aventurou no espaço aberto!!

No sábado pp. dia 5 de maio, foi o dia do BIG DAY 2018, e, apesar de ir passear em Coqueiral de Aracruz com a Aninha, na casa de meu cunhado, naturalmente levamos nosso equipamento de observação de aves: as câmeras e os binóculos! E em um desses dias de sorte, tivemos essa felicidade de fazer esse lifer incrível.


Logo ao final da caminhada, por volta das 17 hs., ouvi o canto de chamado do Relógio! Não acreditei!
Mas, não tive muita ilusão. Afinal, já fiquei literalmente debaixo desse Falcão muitas vezes e nunca consegui vê-lo, quanto mais fotografar!

Então, procurei um local protegido por vegetação e liguei o play-back! Não demorou 2 minutos e o Micrastur saiu do escurinho protegido da mata e se aventurou nas árvores próximas, mas ficando sempre escondido, protegido de olhares indiscretos! Essa foto acima ilustra o que estou dizendo! Mas prosseguimos tentando fotos melhores.


Em Coqueiral, existem muitas matas e são as matas nativas da baixada litorânea! Com muitas sapucaias Lecythis pisonis e até alguns jequitibás rosa Cariniana legalis.

A ave então, querendo encontrar o intruso que entrou em sua área, voou novamente para o outro lado da mata e aproveitamos para os clicks!





Para não deixar a ave estressada, paramos logo a seguir. Mas, aí o Falcão não se conformou e continuou com seu canto monotono, desafiando o adversário.

Fizemos de conta que nem sabiamos e depois de algum tempo a ave sossegou.







É um falcão espetacular e seus hábitos são mesmo muito incríveis! Permanece muito bem escondido dentro de matas fechadas, só se traindo por sua voz, e frequentemente é completamente ignorado pois as pessoas não conhecem sua voz! Sua aerodinâmica, pode ser conferida nessas fotos: corpo longo e longilineo, asas redondas e cauda muito longa, num conjunto que alcança cerca de 53-55 cm. de comprimento. Adequadissimo para caçar dentro da mata fechada, voando com agilidade entre galhos e massas de folhagens. O que é admirável, um falcão desse tamanho não ser fácilmente registrado!

Por muitas ocasiões já tinha registrado seu canto. Não apenas em matas secundárias, mas também algumas vezes em capoeiras como em Sobreiro. Chegamos a viajar até Afonso Claudio para fotografa-lo e não conseguimos: ao chegar debaixo da árvore onde estava, o Falcão silenciava e nada de encontra-lo!


Aninha também fotografou!

Foto ao lado, feita por @Ana Delboni.













Além dessa ave espetacular, também tivemos a felicidade de registsrar para o BIG DAY, o Inhambu Tururim Crypturellus  soui  que vocalizou diversas vezes  próximo onde estavamos!

FINALIZO, agradecendo a honra que ter tantos visitantes! Estamos chegando neste JORNAL DAS AVES, ao numero de 100.000 visitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!