Translate

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

JAPUS

Japu é a designação comum às espécies de grande porte de aves passeriformes da família ICTERIDAE. No Brasil contam-se 06 (seis) espécies, a maioria vivendo na região amazônica. No nosso caso, estaremos nos referindo aqui neste artigo à espécie conhecida como Japu-preto, Fura-banana, Guaxe-de-rabo amarelo, ou simplesmente Japu conforme consta no Wiki Aves (www.wikiaves.com.br) a enciclopédia on-line de nossas aves!
Trata-se de um pássaro de grande porte, os machos alcançam 45 cm. de comprimento. O maior de todos os japus é o Japuaçu Psarocolius bifasciatus, da Amazônia, que chega a 50 cm. de comprimento! É também esse japu, Psarocolius decumanus, a espécie que possui a mais ampla distribuição no Brasil, ocorrendo em toda a região amazônica, centro oeste, leste e no sul até o Estado de Santa Catarina. Em alguns locais, sua população se tornou rara. Apesar de sua distribuição estender-se até Santa Catarina, não constam no Wiki Aves, registros para esse Estado. No Estado do Paraná, apenas cinco registros na mesma localidade no norte do Estado. A partir de São Paulo para o norte sua ocorrência é bem mais frequente, expandindo para o norte mas no Nordeste apenas dois Estados possuem registros, Piauí e Ceará.

Espécie gregária, quando se estabelece em colônia em alguma região, instala-se grande movimento, com as fêmeas a todo o momento chegando à arvore para construir os ninhos ou então para alimentar seus filhotes, enquanto os machos ficam por perto fazendo papel de sentinela. A qualquer sinal de perigo dão o alarme com uma vocalização curta e sonora. O Japu está em plena temporada de construção de ninhos e criação de filhotes. Hoje, no Rio da Prata, município de Santa Leopoldina, ficamos debaixo de uma pequena colônia, com uns 10 ninhos e pudemos fazer algumas todos dessa ave maravilhosa:

Foi numa árvore de Palmito Jerivá Syagrus romanzoffiana, que os Japus escolheram para pendurar seus ninhos.













Japus fazem três posturas por ano, com a fêmea pondo de 1 a 2 ovos. Iniciam a reprodução em agosto e vão até o mês de dezembro, não sendo raros posturas até o mês de janeiro. Chuvas pesadas são um importante fator limitante da época de nidificação.

A fêmea do Japu na porta do ninho.Já estavam com filhotes pois saiam a todo momento ´para buscar alimentos. 

Os machos ficam por perto fazendo o trabalho de sentinela da colônia.
 Encontro na copa de uma das árvores do lugar.

o Entra e sai do ninho.


















Psarocolius decumanus é a espécie de Japu menos dependente de florestas. Na região SE ela chegar a habitar até mesmo matas ralas e em cidades da Amazônia como Manaus, esse japu é uma ave urbana. Observamos que aqui ele prefere mesmo as matas de encostas baixas, mesmo que formadas por capoeirões, onde escolhe árvores de tronco reto e liso para dependurar seus ninhos. Muitas vezes, as colônias ficam muito grandes, às vezes com mais de 50 ninhos. Nas encostas próximas a Santa Teresa aqui no ES, já vimos colônias com mais de 35 ninhos, mas essa que presenciamos  hoje, era pequena e tinha  uns dez ninhos.
Fora a questão da preservação das matas, o Japu não corre perigo de extinção porque não é pássaro para ser colocado em gaiolas, e suas fontes de alimentação estão razoavelmente bem protegidas, já que trata-se de espécie onívora, que come de tudo o que encontra. Porém, diferentemente do Guaxe, o Japu não se aproxima muito das habitações, chega até as proximidades e esse comportamento da ave mostra que seu ponto de fuga é maior que o do Cacicus haemorrhous. O Guaxe chega a nidificar até mesmo em árvores na varanda das casas, talvez para se proteger de predadores florestais como cobras e macacos. A região de Sobreiro no município de Laranja da Terra não possui grandes remanescentes florestais, predominam capoeiras e capoeirões no topo dos morros e, ainda assim, frequentemente registramos japus perambulando pelo local.


Uma visão de parte dos ninhos, amarrados nas pínulas da palmeira Jerivá.











Muito obrigado amigos visitantes!

27 comentários:

  1. muito obrigado pela informação disponibeu moro em Portugal e adoro aves , nunca estive no Brasil mas acho que ficaria deslumbrado. Cumprimentos. David Lamy

    ResponderExcluir
  2. Olá David, muito obrigado pela visita e comentário. Peço mil desculpas, acredita que somente hoje ví seu comentário? A natureza do Brasil deixa qualquer um deslumbrado e se algum dia vier aqui, pode nos contactar que teremos prazer em te guiar em nossas matas e campos! Um abc. josé.

    ResponderExcluir
  3. Mora aqui no riacho grande enfrente a minha casa aparecerem e construíram seus ninhos raridade aqui por ser um clima frio e úmido acho q alguém os soltaram aqui

    ResponderExcluir
  4. Alguns exemplares estão fazendo ninho aqui próximo a represa riacho grande

    ResponderExcluir
  5. Tenho 3 Japus fazendo ninho aqui na Cachoeira dos Padres.... Escolheram uma palmeira e o ninho já está bem grande... parece um saco pendurado...
    Estamos encantados com o canto e a presença deles....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pela visita e comentários. Gostaria de receber informaçao sobre a nidificação neste ano de 2020. um abraço.

      Excluir
    2. Olá amigo, obrigado pela visita e comentários. Gostaria de receber informaçao sobre a nidificação neste ano de 2020. um abraço.

      Excluir
    3. Moro em itapecerica da serra -SP, por aqui os japus começaram a aparecer em 2022.
      São muito lindos!

      Excluir
    4. Boa tarde hoje 05 04 2023 tive um visita desse passaro no meu quintal moro em Araguaína To

      Excluir
  6. Vimos vários no Vale do Café em Rio das Flores - RJ. Moradores das fazendas tradicionais da região disseram que não existiam por aqui... Pássaro lindo!

    ResponderExcluir
  7. Que ótimo que estão recolonizando a região! São aves muito espetaculares!

    ResponderExcluir
  8. Ave muito bonita. Pesquisei porque na nossa fazenda Canaci,munícipio de Montes Claros MG, apareceu um casal desse jabu e estamos impressionados com a beleza. São muito arisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que apareceram! Eu noto que os japus estão recuperando muitas áreas onde tinham desaparecido ! Talvez estejam se aproveitando da recuperação da mata ! Obrigado pela visita e a boa notícia!

      Excluir
  9. Bom Dia agora pouco dei de cara com esse pássaro Japus, muito lindooo

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde ! Tive a sorte de um casal escolher um coqueiro em minha chácara para construir seu ninho sou de Franco da Rocha SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sorte mesmo! Sugiro acompanhar a nidificação. é muito divertido e também instrutivo. Um abc.

      Excluir
  11. Desculpa, faltou anotar a cidade, é Paraibuna em São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Tem dois ninhos na palmeira jerivá aqui na mata perto da represa de Paraibuna em São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Claudiney! Sendo uma ave florestal, todos os registros são importantes! Paraibuna fica no vale do Paraiba do Sul? Estive recentemente no lugar e fiquei encantado! Parabéns!

      Excluir
  13. Hoje avistei em uma árvore próxima da minha casa. Tenho registro. Em Nova Friburgo/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo, Japus são aves muito bonitas e um bom sinal da natureza!

      Excluir
  14. Hoje um Japu vei me visitar aqui em Visconde de Mauá

    ResponderExcluir
  15. Encontrei um em Petrópolis/RJ. Comem frutas no quintal, mas não cantam, são bem discretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua observação, mas geralmente não são discretos. Fazem barulho ao voar e costumam entoar seus cantos, muito sonoros de escutar. Obrigado e um abc.

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!