Translate

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

SUB-OSCINES FLORESTAIS EM SANTA LEOPOLDINA.

Componentes da classe AVES, a ordem passeriformes é dividida em dois compartimentos: os TYRANNI, antigamente chamados de Sub-Oscines e  os PASSERI, antes conhecidos como Oscines.
Sub-Oscines  são aves mais antigas na ordem evolutiva. Na maioria dos continentes esses pássaros foram substituídos pelos Oscines. Oscines são pássaros mais recentes no tempo de evolução, e possuem cérebro mais plástico, adaptável a mudanças ambientas e são também conhecidos como "pássaros canoros  ou pássaros que cantam". Muitos autores pensam que os Oscines estão substituindo os sub-oscines.
Sub-oscines são aves ligados diretamente às florestas tropicais, adaptados à vida florestal nas matas da região neotropical. A destruição das florestas tropicais afeta principalmente os sub oscines  que possuem mais dificuldades de adaptação à mudanças ambientais. Estudos tem demonstrado, que a diversidade de  sub-oscines tende a diminuir rapidamente com a fragmentação das matas.

Daí, a importância de acompanharmos a flutuação populacional dessas aves e é uma alegria quando as registramos em bom número em nossas florestas remanescentes.

Recentemente, em excursão a Santa Leopoldina neste Estado do Esp. Santo, objeto de nossa última postagem, também registramos dois desses pássaros florestais, muito interessantes na região.
A antiga família FURNARIIDAE é uma das mais típicas das matas neotropicais e são conhecidos como OVENBIRDS nos países de língua inglesa. Foi dividida em várias famílias menores e os registros interessantes que fizemos foi de um Xenopidae e um Furnariidae.


Passemos então a comentar sobre esses dois passeriformes:

O Barranqueiro de olho branco, Automolus leucophthalmus, é belíssimo como se pode ver na foto ao lado.
Não é ave rara mas somente existe em florestas preservadas. Em capoeiras ralas ele se torna bem raro.
Quando tocamos sua voz no play-back vários indivíduos costumam atender, curiosos  para ver o que está ocorrendo!

Ave insetivora, participa ativamente dos bandos mistos de aves que percorrem a mata a busca de alimentos. 
Seu ninho é construído em barrancos no interior da mata e a ave utiliza um túnel na terra e constrói o ninho bem no fundo.



Esse gracioso passarinho, é o Bico virado miúdo Xenops minutus.

Ave insetivora que habita o sub-bosque, muitas vezes acompanhando os bandos mistos. Sua vocalização de chamada é um assobio fino e delicado que se parece com o canto de um beija flor!

Constrói o ninho em buracos nas árvores e aqui no ES, se comparado ao outro bico virado, o bico-virado-carijó Xenops rutilans nota-se que é menor e também mais difícil de ser registrado. O carijó é bem mais comum e podemos ver com muito mais facilidade  que o miúdo.

OBRIGADO PESSOAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!