Translate

domingo, 29 de outubro de 2017

DENTRO DA MATA TEM DE TER CUIDADO!!!!

Escrevo após passarinhada nas matas de CHAVES, município de Santa Leopoldina, neste Estado do Espirito Santo, feita  hoje dia 29 de outubro de 2017, na companhia de minha esposa Ana Delboni e do casal de amigos Evandro e Elzeni Limonge.
A região é rica em florestas secundárias, algumas de grande porte e com pouquíssimas alterações. Tal é o caso da floresta existente nas proximidades da Cachoeira do Véu de Noiva, onde o proprietário construiu uma ótima estrutura para o turismo ecológico, com acomodações confortáveis para os hospedes e também restaurante com ótima comida.
Conhecemos o lugar já há bastante tempo.

A questão do cuidado dentro de uma mata tropical deve ser bastante ressaltada dadas as possibilidades do encontro com o perigo. Cobras venenosas como as jararacas(Bothrops) ou insetos como vespas, mutucas, aranhas caranguejeiras, exigem que o(a) observador(a) esteja atento(a). Não se trata de uma iminência aterradora, apenas da necessidade de cuidados, visto que a miríade de seres que habitam essas florestas é muito grande. É uma biodiversidade incrível e o exemplo a seguir ressalta  bem esse fato.


Um aspecto da floresta.














Placa sinalizadora indicando a trilha até a cachoeira.













Tempos atras fiquei conhecendo o andorinhão estofador, Panyptila cayennensis. Foi no município de Afonso Cláudio neste estado, que conheci o ninho harmoniosamente e engenhosamente construído por essa ave:


Ninho do andorinhão Panyptila cayennensis.




















Pois bem, hoje, dentro da mata de Chaves, visualizei um ninho muito semelhante que me levou a questionar se seria do andorinhão(?). Mas dentro da mata? há pouca altura?

Vejam o ninho e observem as semelhanças:



São parecidos mas não são a mesma coisa e quando resolvi averiguar, descendo até o local e puxar o galho da árvore, tive uma surpresa! Vejam só quem estava dentro do ninho, que também possui um funicolo de entrada idêntico ao ninho de Panyptila.










Bastou um balanço no galho para uma grande quantidade de marimbondos saírem para defender seu castelo!
















Apesar das fotos terem ficado boas, não consegui Identificar essa espécie de marimbondos, apenas fiquei encantado e impressionado com sua engenhosidade em construir seu ninho colado a folhas da árvore. E, para minha sorte, não me atacaram! mas a história poderia ter sido outra!! felizmente não foi.




Muito obrigado aos amigos e amigas que nos visitam!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!