O Grimpeiro Leptasthenura setaria é uma ave da família FURNARIIDAE, habitante da floresta ombrófila mista, e totalmente ligada à floresta de araucária. Essa floresta, uma das mais bonitas do mundo, é considerada como ameaçada e portanto, também o Grimpeiro corre perigo, estando listado pela IUCN na categoria de Vulnerável.
A vida do Grimpeiro é totalmente ligada ao pinheiro do paraná, a Araucária, arvore simbolo do Estado do Paraná. No passado, as florestas de araucária chegaram a apresentar uma área de 200.000 Km2, porém, atualmente esta área foi bastante reduzida.
A araucária Araucaria angustifolia é uma conífera nativa do sul do Brasil e que existe também em Misiones na Argentina. A distribuição do Grimpeiro acompanha essa conífera, existindo desde São Paulo até o Rio Grande do Sul. Mas existem manchas de araucária também na Serra da Mantiqueira no Sul de Minas Gerais.
Fonte do mapa: Por Brazilian_States.svg: Felipe Menegazderivative work: Inspirate (talk) - Brazilian_States.svg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5950252
Mapa de distribuição geográfica da Araucaria angustifolia.
Araucárias no amanhecer! Essa árvore forma a copa, o dossel dessa floresta magnifica.
Uma das matas remanescentes nas proximidades de PATO BRANCO, estado do Paraná. Trata-se de uma floresta subtropical, com temperaturas médias anuais oscilando entre os 14 e os 18 graus Celsius. O dossel é formado pelas araucárias e o sub bosque por outras espécies como as canelas (Lauraceaes) e Leguminosas. Mas também observamos taquaras.
Finalmente o Grimpeiro Leptasthenura setaria, vagueando entre as folhas chamadas de Acículas que são terminadas em formato de espinhos que podem ferir algum predador desavisado.
O grimpeiro é uma ave de tamanho médio, medindo cerca de 17 cm. e com uma cauda longa terminando em espinho, padrão típico de furnarídeos.
É curioso que popularmente, ao que parece, o Grimpeiro não seja tão associado à araucária quanto o são, por exemplo, a Gralha azul Cyanocorax caeruleus.
Talvez pelo fato de ser um pássaro arredio, de plumagem modesta, não dando tanto "na vista" quanto as gralhas e quase não sendo conhecido pelas pessoas.
Fui até o Paraná, para ser padrinho de casamento e ainda não conhecia a região. Pude conversar com várias pessoas sobre aves e nenhuma delas conhecia esse Grimpeiro, meu registro foi o primeiro de Pato Branco a ser postado na plataforma Wiki-Aves. O que me surpreendeu, mas aos poucos fui descobrindo o porquê.
Fui encontra-lo dentro da zona urbana, no pátio de uma escola com três enormes araucárias. Fiquei um tempo contemplando outras aves que apareceram como o Sanhaçu papa laranjas e, de repente, ouvi o canto do Grimpeiro!!. pus-me então a procurá-lo até encontrar dois, talvez um casal!
Tomara que se reproduzam em sua amada araucária, e que o perigo de desaparecimento seja afastado com a preservação dessa árvore magnifica!
Muito obrigado aos visitantes que procuram nosso blog.
Grato!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!