Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Andorinha e Fregata aumentam Lista de aves do Brasil, 1927 espécies!!

Uma andorinha misteriosa e uma fregata fazem a lista do Brasil chegar aos  1.927 espécies!

Vejam o ótimo artigo do Zé Edu Camargo em seu maravilhoso site

http://brasildasaves.com.br/2017/09/20/uma-andorinha-misteriosa-aumenta-a-lista-de-aves-do-brasil/

Transcrevo abaixo o artigo completo:

Uma andorinha misteriosa aumenta a lista de aves do Brasil

"Ao contrário do que canta o Trio Parada Dura, uma só andorinha fez o verão. Pelo menos o verão de três pesquisadores (de instituições dos EUA, Rússia e Holanda) que acabam de publicar um artigo muito interessante. Em 2012, eles colocaram geolocalizadores em sete exemplares da andorinha-do-caribe (Progne dominicensis). Um desses geolocalizadores foi recuperado dois anos depois, e mostrou informações surpreendentes. A andorinha havia migrado durante o outono/inverno do Hemisfério Norte (primavera/verão por aqui) para uma região no interior da Bahia, nos dois anos consecutivos. E, embora a área de destino tenha variado muito pouco, as rotas que ela percorreu foram bem diferentes. No primeiro ano bordeou a costa atlântica do Brasil e depois voou direto para o oeste baiano. No segundo veio pela região das Guianas, passou algum tempo na Amazônia e só então foi em direção sul, até a Bahia. “O registro é muito importante porque a rota migratória e área de invernagem da espécie eram totalmente desconhecidas”, diz o pesquisador brasileiro Vitor Piacentini.
Além de esclarecer o mistério sobre o paradeiro de inverno da andorinha-do-caribe, o estudo ajudou a colocar a espécie na lista de aves do Brasil. Lista, aliás, que cresceu também com outro artigo publicado, com o registro da fragata-de-ascensão (Fregata aquila) no mar territorial brasileiro. Assim, o país agora conta provisoriamente com 1927 espécies registradas. Um detalhe curioso: a notícia da presença da andorinha-do-caribe por aqui provocou uma corrida dos ornitólogos e observadores de aves em busca de registros antigos da andorinha-doméstica-grande (Progne chalybea), uma espécie muito comum em boa parte do patropi. É que as duas espécies são parecidas – a esperança é que registros antes identificados como andorinha-doméstica-grande na verdade sejam da andorinha-do-caribe. E, como a primavera vem chegando, vale prestar atenção redobrada às andorinhas nos fios. Uma delas pode ser a visitante caribenha."

Cópia do desenho da andorinha, para os Birdwatchers ficarem atentos!

Fonte desse desenho: Andorinha-do-caribe. Reprodução: Handbook of the Birds of the World. citada no artigo do ZÉ  EDU.
Á primeira vista, podemos notar que ela é muito parecida com a andorinha domestica grande, Progne chalybea, então, a solução e nessa primavera e verão que se aproximam, temos de ficar atentos quando virmos concentração da doméstica. Pode ter alguma andorinha do caribe no meio. Esse fato, aliás, é comum em migração de outras andorinhas como a andorinha do barranco  Riparia riparia, ou a andorinha de bando Hirundo rustica. Já a Fregata, por habitar a ilha de ascensão e o mar, fica bem mais difícil termos a oportunidade de visualizar  por aqui!!

E nosso inventário continua crescendo:  1.927 penosas voadoras!!!
Muito obrigado pessoal que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!