Translate

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Conhecendo o SABIÁ-FERREIRO, Turdus subalaris


Em recente viagem à cidade de São Paulo, capital do estado do mesmo nome, SE do Brasil, pude finalmente conhecer o Turdus subalaris. Em setembro de 2014, no mesmo local (Jardim Botânico de SP) pensei ter registrado pela primeira vez esse sabiá, mas estava enganado. Vide minha foto original:

http://www.wikiaves.com.br/1496335&p=1&t=u&u=2183&s=11530

Era na verdade o Sabiá-poca Turdus amaurochalinus, com uma variação de plumagem que ficou muito parecida com a do ferreiro T. subalaris. Mas agora, com a gravação da vocalização dessa bela ave, pude finalmente confirmar seu registro. Trata-se de espécie que habita o sul do  Brasil, Argentina, Paraguai, e que possui hábitos migratórios. Sua rota de migração ainda não é totalmente conhecida, com registros mais ao norte, chegando mesmo a áreas próximas da Amazônia.


Foi um  pouco difícil encontra-lo no poleiro. Tive de pegar o binoculo e sair vasculhando as áreas da árvore de onde vinha o som de seu canto.

E ele cantava bastante e seu canto é muito diferente de outras espécies de Turdus. Produz  um som metálico, arranhado, sendo realmente merecedor o apelido de "Sabiá ferreiro".









Essas fotos  foram feitas no Jardim Botânico de SP no dia 20 de setembro,  recente. Mas fiquei na dúvida se seria apenas uma ave  ou duas. A trilha suspensa existente na mata do Jardim Botânico foi muito útil para poder vê-lo. Interessante informar que nesse local existe uma mata alta, com árvores de até 25 metros de altura e com muitas palmeiras Euterpe edulis, que fornece alimentos para a fauna.


E para comprovar que a espécie está mesmo  voltando de uma migração mais ao norte e se encaminhando para suas áreas de reprodução ao sul, no dia 22, em excursão ao Parque 09 de julho, na área da represa de Guarapiranga, quem eu encontro de novo?


A foto ficou ruim, para era de novo o Turdus subalaris, em local diferente com alguma vegetação mais densa nas margens e se alimentando dessas frutinhas.










Muito obrigado às pessoas  que nos visitam!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!