Translate

domingo, 17 de setembro de 2017

IMAGENS DO PANTANAL

Recentemente no mês de Agosto de 2017, fiz uma viagem de cinco dias ao Pantanal de Mato Grosso. Mais precisamente ao Hotel do SESC Porto Cercado, acompanhado de minha esposa e mais quatro amigos. vide: http://www.sescpantanal.com.br/.
Esse Hotel está situado no meio da planície do pantanal, no município de Poconé e o SESC é proprietário dessa RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural), que possui uma área de 135.000 hectares, onde toda a fauna nativa é preservada! Eu disse: TODA! Inclusive os grandes mamíferos como a onça-pintada Phantera onca, a Suçuarana ou Puma Puma concolor e a Anta Tapirus terrestris. 

Felizmente, não nos deparamos com os grandes felinos, mas em todo lugar que íamos, eramos avisados: Cuidado com  as onças; elas andam por aí". Algumas postagens  foram feitas  aqui  com fotos das aves daquele  lugar mitológico e especial. São tantas fotos, que periodicamente torna-se necessário voltar ao assunto, com imagens ainda inéditas. É o que pretendo fazer com esse  post.



Cardeal do Banhado, Amblyramphus holosericeus.


Maracanã-de-colar Primolius auricollis.

















O Xexeu, Cacicus  cela. Essa ave, é um Icterídeo, e constrói seus ninhos em formato de bolsas em colonias. Muitas vezes, a árvore escolhida para hospedar seus ninhos, chega a vergar sob o peso dos hospedes!









Uma colônia pequena de Xexéus, Cacicus cela, em uma árvore ás margens de um rio próximo à estrada para o Hotel Porto Cercado.














Pica-pau amarelo Celeus flavus.

















Beija-flor-Bico reto azul Heliomaster furcifer.















O Pantanal NÃO É SOMENTE AVES!  Aqui, um pequeno bando de Ariranhas Pteronura brasiliensis. 


Aqui elas se afastando. Mas é uma lontra bem grande! A maior das lontras do mundo e, inclusive, é um animal perigoso e carnívoro!








uma foto de perfil desse predador que estava muito próximo do Hotel Porto Cercado do SESC.












Pelo tamanho e pela cauda em formato de "espanador"  eu acho que esse aí é a Raposa do campo Lycalopex vetulus.














Desculpem-me postar essa foto! Óbvio que é muito ruim, mas permite visualizar a fêmea do Cervo-do-pantanal, Blastocerus dichotomus fugindo no meio de um "pirizal" alagado. Esse nome,  pirizal é como chamam os capizais alagados e os cervos gostam muito de ficar nesses lugares. Nesse caso, formos surpreendidos pelo cervo que fugiu rapidamente! Muito próximo da estrada.!!




O Cervo estava ao lado dessa estrada onde pousou essa gralha do pantanal, Cyanocorax cyanomelas.











Jacarés estão em toda parte! A população de jacarés de Poconé deve chegar aos milhões! e em todos os locais. 
Ao lado do jacaré, um Coró-coró Mesembrinibis cayennensis, ao que parece, até já fez amizade.









Esse flagrante ao lado, mostra que os jacarés não se furtam quando é necessário,  apelar ao canibalismo!

Esse individuo foi morto e devorado pelos companheiros, na nossa frente, a uns 10 metros de distância!








 Araras azuis grandes, Anodorhyncus hyacinthinus é considerada uma espécie vulnerável.













O Príncipe, Pyrocephalus rubinus é um tiranídeo insetívoro, o macho é de uma plumagem belíssima!













Essa árvore florida, chamada de Ipê em todo o Brasil, gênero Tabebuia, no Pantanal recebe o nome popular de Piúva e suas  flores servem de alimentos a muitos animais.

Ao lado, um bando de Periquitos de encontro amarelo, Brotogeris chiriri.





Ao lado, temos o Ipê-rosa, também chamado de Piúva-rosa, árvore da mesma família Tabebuia e que são muitíssimo comuns no Pantanal.
A ave é um Cracídeo, muito abundante no pantanal. Trata-se do Cujubi Aburria cujubi.







Outro Cracídeo, este o maior do Pantanal, o Mutum de penacho, Crax fasciolata. Também é comum na região. Esse individuo, uma fêmea, fugiu quando nos aproximamos de carro asfalto.








Ele é um pássaro dos pântanos e juncais. Chamado de Japacanim, Donacobius atricapilla é comum nos brejos e possui um canto muito forte e alto.















Colhereiros, Platalea ajaja são frequentemente vistos em bando procurando locais de alimentação, normalmente, locais inundados de pouca profundidade.










E finalizando, encerramos com essa que a ave simbolo do Pantanal, o Jabiru, ou Tuiuiú, Jabiru mycteria. Chega a ter 1,60 m. de altura e é simplesmente um rei de todo o pantanal. Esse ninho, agora em Agosto, estava já com 4 filhotões aguardando os pais para trazer alimento.

Extraordinário mesmo é que essa ave, com todo esse porte, não é ameaçada de extinção e é até mesmo abundante no Pantanal. Ao final das tardes, verdadeiros esquadrilhas se encaminham para os locais de dormida, ao que  os pantaneiros mais espirituosos chamam  de "Jabiru air lines"!

O Pantanal é uma planície alagada com uma área em torno de 200.000 kilometros quadrados, em terras do Brasil, do Paraguai e da Bolívia.  região considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. A área do Pantanal dentro do território do Brasil é de 150.000 kilometros quadrados.



Em minha opinião, Todo Brasileiro, deveria visitar o Pantanal pelo menos um dia na vida!






AGRADEÇO ÁS PESSOAS  QUE NOS VISITAM!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!