Translate

terça-feira, 12 de setembro de 2017

A JANDAIA VERDADEIRA

Neste ultimo dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência viajei para conhecer um novo lugar em nosso país: as praias de Porto de Galinhas em Pernambuco, região Nordeste!


A distância entre Vitória a Recife é de cerca de 1.500 Km em linha reta e demoramos 3 horas e meia de voo até chegar ao Aeroporto de Recife.











Já tinha pesquisado sobre as aves da região e entre as várias que não conheço, escolhi duas  como possíveis de se registrar, quem sabe? 
Eu não fiz  uma viagem de birding! Apenas  fui passear  com a família sem compromisso algum de se ver aves e então, qualquer registro adicional seria muito benvindo!

Meu horário para ver as aves seria de manhãzinha, bem cedo entre 5,30 e as 8 horas da manhã, pois depois tinha de acompanhar minha esposa e os dois "meninos" no périplo das praias do Nordeste!

E logo no primeiro dia a Jandaia verdadeira apareceu! ( A outra ave que falei era o Andorinhão-do-buriti Tachornis squamata, que registrei também, depois, mas com fotos  ruins!)

A Jandaia Aratinga jandaya  vocalizou  ao  longe e logo reconheci sua voz! Não há conhecia pessoalmente mas já tinha ouvido seu canto nas gravações do Wiki Aves.

Longe, mas  onde?


















Então essa ave tem o mesmo comportamento da Jandaia de testa vermelha  que  eu registrei  em Lagoa da Prata e postei aqui no  blog. Ela nessa época do ano, setembro, procura as hastes dos coqueiros Cocos nucifera, ocos, para construir seus ninhos. E pude ver isso por várias vezes pois a ave não é rara no lugar, sendo até comum! Estava utilizando da câmera Cânon 70D e mais a lente 70-300mm  Canon EOS  IS II, mas  sem  o TC Kenko e isso prejudicou a foto devido a distância do motivo da foto!






















A sorte me ajudou e as Jandaias voaram para uma palmeira  perto de onde estava! Aproveitei e fiz várias fotos do casal nas folhas do coqueiro!



















Essa foto ilustra  bem o fato da ave estar começando a nidificar! O casal encontrou buracos no tronco do coqueiro e foi lá  inspecionar. Fantástico! Nesse momento apareceram outras aves e o bando chegou a  ter  uns oito indivíduos!.

Essa Jandaia não está ameaçada de extinção e pelo que observei, ainda é comum no litoral de Pernambuco. Por várias vezes  pude visualizar  bandos pequenos voando entre os imensos coqueirais da região! Cenas  realmente  muito bonitas.!!

Muito obrigado às pessoas que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!