Translate

domingo, 10 de setembro de 2017

ALGUNS PSITACÍDEOS DE LAGOA DA PRATA-MG- BRASIL

Recentemente, entre  os dias 30 de agosto a 02 de setembro voltei à minha cidade natal, Lagoa da Prata em  Minas Gerais.
Lagoa da Prata atualmente é uma belíssima cidade de 50.000 habitantes na zona urbana e a atividade econômica principal do município é a agroindústria. Principalmente industria sucro-alcooleira, com grandes plantações de cana de açúcar ocupando todo o município. Mas ainda possui boas extensões de mata nativa preservada, principalmente nas margens de rios e lagoas do municipio. Até esta data, consta no site WikiAves, que foram registradas 289 espécies diferentes de aves no municipio com fotos no site!


A localização do município de Lagoa da Prata é no bioma Cerrado, tipo de vegetação tipica do Brasil Central, onde existe uma estação seca bem definida. É importante lembrar esse fato porque a vegetação do cerrado é diferente da vegetação do litoral. A vegetação do litoral é dominada pela floresta atlântica, que reveste as encostas dos morros, apesar de estar mais devastada na baixada litorânea. No cerrado, essa floresta vai paulatinamente perdendo terreno e mantem sua exuberância principalmente nas margens dos rios, as matas ciliares.


















A foto acima, mostra a vegetação da lagoa que empresta o nome à cidade. Em suas margens temos ainda belíssimas formações da palmeira Buriti Mauritia flexuosa.

Essa palmeira sempre me chama a atenção pois algumas aves possuem a fama de se associarem com essa árvore magnifica, dela dependendo ou  então, preferindo suas cercanias para viver e reproduzir.
Muito bem, então, tinha esperança de poder registrar a Maracanã-do-buriti Orthopsittaca manilatus. Uma ave que segundo dizem, vive muito associada ao Buriti. Porém, creio que esses psitácideos. na verdade, são apreciadores de palmeiras e não apenas do buriti. Já tinha tentado em outras ocasiões de visita à cidade, visualizar essa ave mas não tive sorte!

Por essa razão, fui cedo para as margens da Lagoa para tentar registrar a maracanã e de repente, pude ouvir um canto que somente poderia ser dela! E era, realmente a maracanã apareceu com um bando de 6 indivíduos sobrevoando a lagoa! Mas, ironicamente,não consegui fotografar: justo nesse momento dramático, a bateria da câmera acabou!!

Não desisti! Troquei a bateria e fiquei atento! Não demorou muito e o bando se desgarrou dos buritis e veio voando justamente em minha direção!!!

Então, finalmente, pude fotografar a Maracanã do buriti:





A foto não ficou boa logo no inicio, mas resolvi estreitar o foco para fazer fotos mais nítidas e acabei conseguindo:














 Essa ararinha é, de fato, muito bonita!















Mas, além dessa maracanã, pude registrar outros dois psitácidas no lugar, Um deles, um lifer que eu ainda não conhecia!


O Periquitão-Maracanã, Psittacara leucophthalmus é o psitácideo mais comum na região de Lagoa da Prata; Essa foto aí ao lado, do Periquitão empoleirado em um fio de transmissão elétrica, ilustra bem o fato dessa abundância.













E finalmente, terminei por conhecer e registrar outro psitácideo muito interessante. Trata-se da Jandaia-de-testa-vermelha Aratinga auricapillus.

Ouvi o canto dessa Jandaia e me aproximei e pude visualizar uma imagem muito interessante: O casal de jandaias estava vigiando o tronco de uma palmeira Cocos nucifera cuja copa foi retirada e as aves, aparentemente, estavam utilizando esse buraco de palmeira para nidificação:















































Esses pisitacideos do cerrado são mesmo espetaculares!!

Muito obrigado a todas as pessoas que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!