Translate

domingo, 27 de agosto de 2017

GAVIÕES DO PANTANAL

Continuando nossa galeria de aves fotografadas no Pantanal de Poconé, apresentamos  hoje  os gaviões vistos em nossa recente excursão:

 O Gavião belo, Busarellus nigricollis talvez seja o gavião mais comum do pantanal. Alimenta-se de insetos, caramujos e peixes que captura em águas rasas. Não é um gavião muito grande, atingindo cerca de 50 cm. de comprimento e com envergadura de asas de 1,30 metro, mas faz jus ao nome pois é muito bonito mesmo!




















O Gavião caramujeiro  Rostrhamus sociabilis, também é muito comum no  Pantanal e bastante encontrado em outras áreas do país. Como o nome já diz, alimenta-se muito de caramujos silvestres, mas também captura outros bichos quando tem chances, como esse caranguejo ai do lado. Com 48 cm. de comprimento em média, pouco menor que o belo, e com envergadura de asas de 1,15 metro.









O Gavião preto, Urubitinga urubitinga com os dois anteriores citados, a trinca dos Gaviões mais vistos do pantanal! De fato, são os gaviões mais encontradiços e possuem em comum seus hábitos alimentares, obtendo a maioria de seu alimento nos banhados e em zonas alagadas, onde predam caramujos, caranguejos e peixes, mas também anfíbios e outros seres vivos que estejam a seu alcance. É o maior dos gaviões tipicamente pantaneiros, esses que se alimentam nos brejos e banhados. Alcança 63 cm. de comprimento, com porte aquilino e apresentando-se já como uma "águia". Seu voo planado é majestoso!

Lembramos porém, que mesmo de porte avantajado, o gavião-preto não é páreo para as duas águias campestres que ocorrem na região, a Águia chilena ou serrana, tipica do leste do Brasil, com 68 cm. de comprimento, 2 metros de envergadura de asas e 3,5 kg. de peso para as fêmeas, e a Águia cinzenta com 85 cm. de comprimento e peso e envergadura maiores ainda.
Também já houve registros no pantanal, da Hárpia, do Gavião pega-macaco e do Gavião-de-penacho, águias florestais de grande porte, no dizer de Sick: "Águias americanas de penacho".







O Gavião-pernilongo Geranospiza caerulescens, é uma espécie que habita vários tipos de habitat, sendo que no pantanal ocupa um nicho alimentar diferente dos três gaviões já citados. Sua alimentação é composta mais de pequenas presas como cobras arborícolas, pequenos sapos e anfíbios, grandes insetos, pequenas aves, ou seja são presas que não dependem exclusivamente da água e banhados. No pantanal observamos que ele  não aparece nos banhados e sim nas matas do cerrado e cerradão ou nas matas ciliares.















Finalmente um Gavião florestal! Esse gaviãozinho foi visto no crespusculo, sobre o Rio Cuiabá, e percebemos que perseguia bacuraus e morcegos. Trata-se do Gavião miúdo Accipiter striatus. Esse predador é muito ativo e eficiente, sendo comum em várias partes do país mas muito pouco visto pois além de muito eficiente em sua tarefa de predador, é também muito discreto.








Outras rapineiras que avistamos são os comuns gaviões carrapateiros e caracarás.

Agradecemos às pessoas amigas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!