Translate

terça-feira, 8 de agosto de 2017

PAPAGAIO COME O MILHO E PERIQUITO LEVA A FAMA?

O Brasil, país de muitos ditados populares envolvendo seus bichos, e, também, país de muitos papagaios, a ponto de ter a fauna mais rica do planeta em psitácideos, e também em seus primordios ter sido conhecido como "Terra dos papagaios",  um dos ditos populares mais conhecidos e antigos é: "PAPAGAIO COME O MILHO E PERIQUITO LEVA A FAMA"  para lembrar, que muitas vezes, a realidade não é o que aparenta ser. Ou seja,  muitas vezes, quem leva a fama não é o verdadeiro autor do feito.!!

No caso de nossos psitácideos, desde os remotos tempos do Brasil colônia, granjearam uma ma fama quanto a seus hábitos alimentares. Nas palavras do padre jesuíta Fernão Cardim, nos idos de 1500,

  “infinitas, mais que gralhas, zorzais, estorninhos, nem pardais da Espanha e [...] destroem as milharadas; sempre andam em bandos e são tantos que há ilhas onde não existem mais que papagaios”.


Nas palavras desses padres quinhentistas, esses papagaios eram "demoníacos" pois destruíam as plantações de milho com uma avidez impressionante! É o que nos conta Dante Martins Teixeira em seu maravilhoso texto: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142017000100087.


Mas e aí? de fato quem é que  come o milho? Pelo que podemos ver, todos, sejam papagaios, periquitos ou ararinhas, todos adoram  o milho!!


Estou passando uns dias no lugar denominado de Sobreiro, município de Laranja da Terra, Estado do Esp.Santo quase divisa com Minas Gerais, acompanhando minha esposa que está cuidando de sua mãe idosa e com Alzheimer, e hoje pude ver uma plantação de milho abandonada, parece que as espigas não saíram tão bonitas quanto o agricultor queria! E então, o resultado é o mesmo de 500 anos atrás:






























































































































 As espigas ficam assim!!



















Essa ave, a belíssima Ararinha maracanã, ou Maracanã verdadeira Primolius maracana, alimentava-se nessa plantação de milho com um bando de mais de trinta aves. A maracanã está ameaçada no sul do Brasil, mas aqui no SE suas populações tem até aumentado. Entretanto, infelizmente, com as secas que se abateram sobre o país nos últimos quatro anos, a alimentação das aves tem se reduzido fazendo com que os bandos tenham de voar muito para encontrar alimento.

Muito obrigado às pessoas que nos visitam!

Jsl


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!