Translate

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PAPAGAIOS & OUTROS: MILHO ainda!

Visitei hoje de manhã, de novo, o milharal  objeto de minha postagem de ontem dia 8 de agosto. Novamente pude constatar a atração que o milho exerce sobre aves e não apenas sobre os psítacas!!

Esses  continuaram  lá e apareceram novas espécies!! Mas pude visualizar  também muitas outras aves como ´pombas, granívoros e icterídeos.



As  maracanãs, Primolius maracana,  continuavam  por  lá, pousadas e ou voando:
























Antes de chegar ao lugar  já fui notando os bandos de psitácideos e de cara, um enorme bando ( que não coube todo no visor da câmera!) do Periquitão-maracanã Psittacara leucophthalmus  fazendo enorme algazarra nas proximidades da plantação de milho!
















Uma maritaca Pionus maximiliani esperando nas proximidades:


















E também, um casal do papagaio Chauá Amazona rodocorytha, que, entretanto, não "desceu" para participar do banquete do milho.:

















Até Tuins Forpus xanthopterygius  apareceram nas proximidades:




















Apenas nesta manhã, cinco psitácidas: Ararinha maracanã, Periquitão maracanã, Maritaca, Papagaio Chauá e Tuim foram fotografados, mas registramos por meio de vocalização também o Papagaio de peito roxo Amazona vinacea, mas não consegui fotografa-lo.

Psitácideos levam a fama de comedores do milho, porém, uma multidão de outras aves estava  la aproveitando o festim. Inclusive muitas, muitas pombas. Tanto o pombão da asa branca Patagioenas picazuro, quanto a Pomba de bando Zenaida auriculata e a rolinha comum Columbina talpacoti.




O alvoroço causado pelas pombões de asa branca produzia um rumor de asas batendo em revoada!












O Outro grupo numeroso, foram os icterídeos. Os icterídeos pequenos e médios como os Garibáldis, Chrysomus ruficapillus, Graúnas  Gnorimopsar chopi e Viras Molothrus bonariensis, são frequentadores habituais dessas reuniões!!  Já sabia, mas a surpresa foi o aparecimento dos Icterídeos grandes como o Japú Psarocolius decumanus  e a Iraúna Grande Molothrus oryzivorus.



Capturando a oryzivorus no voo! como uma flecha negra!













A Iraúna grande é um bicho muito desconfiado e é parasita dos ninhos de japu e guaxe.

Aqui nessa foto ela já está no meio do milharal mas mesmo assim continua vigilante!















Depois de comer, a Iraúna se refugiou em árvores próximas e aproveitei para gravar seu canto, um pouco estranho e incomum!












E foi aí  que apareceu o Japu Psarocolius decumanus, que com seus 45 cm, de comprimento, é um de nossos maiores passeriformes!











Estava bem longe, mas  com o crop  ficou assim:






O japu é  um de nossos passeriformes mais bonitos e também bastante interessante devido sua enorme habilidade de construir seus ninhos em formato de longas bolsas, de 1 metro de comprimento e agrupa-las em colônias onde ficam balouçantes ao vento. Espetacular!








Esse japu ainda executou seu cerimonial ao entoar seu canto: a ave se inclina para a frente e levanta a cauda em um movimento muito curioso e engraçado.

Ressalto que o Japú não desceu para se alimentar no milharal. Ficou nas proximidades.











Finalizando com a foto do local, vista da encosta do morro.l Encima à esquerda pode-se ver o inicio dos capoeirões que remanescem nas partes mais altas dos morros, locais onde as aves da mata se abrigam; no vale estão as plantações: o verde são plantas de milho novas e ao fundo , próximas do galpão, bananeiras.
A parte inferior, de cor amarelo palha é a lavoura de milho abandonada, onde as aves dessa edição apareceram.



Muito obrigado a todas e todos que nos visitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!