Translate

sábado, 16 de setembro de 2017

ZEISS 7X42 BGAT vs. ZEISS TERRA ED 8X25

Binóculos de birding nos tornam ainda mais apaixonados pelas aves! E, muitas vezes, nos empolgamos tanto que viramos também experts em binóculos! Não sou um desses entendidos, mas como já possui vários binos, de marcas diferentes, acabei me tornando um entusiasta e apaixonado por esses equipamentos, que nos trazem para bem perto a beleza desses seres que tanto amamos: as aves!

Conheço um senhor  que se tornou quase que um viciado em binóculos, já tendo experimentado ou usado quase que todos os modelos de marcas famosas como Zeiss, Leica, Nikon, Canon, Pentax, Swaroviski e outros mais!

Mas o objetivo desta é destacar que, apesar da admiração que sempre tive pelo Zeiss velho 7x42 clássico, que eu sempre amei, encontrei finalmente um substituto para ele. Desde  2004, esse binóculo foi descontinuado pela industria Zeiss e em seu lugar foi colocado o Zeiss 7x42 Victory FL. De nada adiantou essa tentativa de marketing por parte da empresa tentando "modernizar" o velho Zeiss 7x42. O fascínio e a mistica  do velho não deixou o novo sobreviver! E de tal sorte que a empresa extinguiu de vez sua linha de binóculos 7 aumentos  !

O meu exemplar atual do velho 7x42 BGAT. velho mesmo, pois esse modelo aí é de 1990!

Mas, assim mesmo, continua a fazer sombra em muitos binóculos modernos e caros!
























Mas nada nesse mundo é eterno e depois de 2011, quando comecei a fotografar aves, o manuseio e o levar o Zeiss 7x42  ao campo se tornou difícil! Apesar da alegria que sempre foi usa-lo, com suas imagens nítidas, brilhantes e seu maravilhoso campo de vista, seu peso exagerado de 800 gramas, e tamanho avantajado, 19 cm. tornava difícil usa-lo junto com a câmera fatografica DSLR, Canon, mais a lente Canon 100-400mm  IS  II (1,6 kg.) e mais o gravador e play-back para chamar as aves, tudo isso foi me desanimando e deixando em casa meu velho companheiro!

Mas, o que levar? experimentei vários binos e nenhum me agradou! Os binóculos compactos que seriam a solução para pouco peso e volume, todos apresentavam problemas, sempre com angulo de visão muito estreito, ou alivio de olho (eye-cups) muito curtos ou então dificuldades de se portar na mão devido ao tamanho muito compacto.

Finalmente fiquei conhecendo e adquiri um bino que pode resolver meu problema, e, inclusive, com a ousadia de desbancar o velho Zeiss BGAT!

O Zeiss  Terra ED 8X25, é compacto, mas se sente bastante agradável na mão, pesa apenas 300 gramas e tem um campo de vista muito  bom de uns 6,8 graus!

Além disso possui eye-cups de 16 mm. um tamanho ideal. Só não achei excelente para ser usado com óculos mas sua performance me surpreendeu.



Outra qualidade incrível desse pequeno bino é sua profundidade de campo. Excelente para um bino compacto!

Agora vou voltar a levar o binóculo em minhas passarinhadas, coisa que já fiz  hoje, no Jardim Botânico de São Paulo.

Comparando os dois Zeiss, o velho e lendário 7X42 continua sendo um binoculo extraordinário, porém, sua usabilidade pelo menos no meu caso, ficou prejudicada! Comparando qualidades dos dois:

USABILIDADE:  Ganha o Terra 8x25, com imagens brilhantes e afiadas, compacto de angulo largo e peso pequeno. Possibilita ser levado dentro de uma mochila sem  causar transtorno e pode ser levado até mesmo dentro do bolso! Seu manuseio é muito  bom e no caso de se estar com a câmera fotográfica ele possibilita um bom casamento entre os dois!

O velho 7x42 continua imbatível na sua rusticidade e capacidade de "sobrevivência" com o uso em condições dificeis. O meu exemplar, mesmo, é prova disso: ele suportou muita pancada, quedas, e mau uso, coisa que o Terra, eu creio não ser possível. Então, requer mais cuidados.

Muito obrigado pessoal!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!