Translate

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ALGUMAS AVES DE CHAVES VISTAS ONTEM!

Complementando nossa postagem de ontem dia 29, domingo em que fomos a Chaves em Santa Leopoldina, apresento hoje as melhores fotos de aves que registramos. Vamos  lá, começando com uma fêmea do Tangará Chiroxiphia caudata, ave muito famosa e comum em nossas florestas:



















A avezinha está construindo o ninho, uma pequena plataforma num arbusto a apenas 2 metros de altura dentro da floresta! E achei muito curiosa a forma que ela encontrou para levar essa palhinha no bico!


Ela em outra posição.

















Um casal da Choquinha-de-peito-pintado Dysithamnus stictothorax, considerada por alguns como "quase ameaçada", mas muito encontradiço ainda em nossas matas! A fêmea se alimentando de uma deliciosa lagarta capturada nas folhas!









O Arapaçu-de-garganta branca Xiphocolaptes albicollis, é um dos maiores arapaçus do SE do Brasil e gosta muito de revirar as bromélias da mata na busca de insetos e outras presas!

Arapaçus são aves das matas neotropicais que escalam os troncos à feição dos pica-paus, mas não possuem bico duro para escavar na madeira e se apoiam nas raques das retrizes, formadas por penas duras que lhes dão esse suporte. Além de um casal desse aí, ainda vimos também o Arapaçu grande e o Arapaçu liso e ainda ouvimos o Arapaçu rajado.


O Arapaçu grande Dendrocolaptes platyrostris, estava mais arisco que o arapaçu de garganta branca e somente permitiu essa foto de perfil.
A existência de tantos arapaçus em uma mesma mata é sinal de que a mata é bem protegida e está em boas condições ecológicas, visto que são consumidores secundários.







O Tiê-da-mata virgem, ou Tiê de bando Habia rubica, possui uma cor vermelha com tons de canela, belíssimos! Contudo é difícil de se reproduzir essa cor maravilhosa em uma foto! Continuo tentando!
Percorre o interior da mata em bandos e costuma ser um dos mais assíduos seguidores das formigas de correição, Eciton e Labidus. Sua voz forte, um chamado rascante e áspero anuncia que estão por perto mas esse chamado contrasta com seu canto verdadeiro que é muito melodioso e suave!



Saíra-militar Tangara cyanocephala, uma das saíras mais bonitas do Leste do Brasil! Frequenta a copa da mata aos bandos e nessa foto não tive muita sorte em escapar do excesso de contra-luz.










Agora, fotos do interior da mata onde essas aves foram fotografadas, em Chaves, município de Santa leopoldina, Estado Esp. Santo, Brasil:

 aspecto normal do interior da mata, com árvores de 30m de altura!

Uma das maiores árvores! sentados em suas raízes tabulares fizemos um lanche!











MUITO OBRIGADO AS AMIGAS E AMIGOS QUE NOS VISITAM!

José Silvério Lemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!