Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

A História do Pica-Pau do Parnaíba, Celeus obrieni.

O Pica-pau do Parnaíba, Celeus obrieni pode ser considerado como a ave mais "importante" de nossa visita ao Tocantins, feita recentemente!






























Celeus obrieni fotografado por minha esposa Aninha Delboni durante nossa excursão ao Tocantins agora em setembro.

Esse Belíssimo Pica-pau foi considerado como Extinto por 80 anos! Somente em 2006 a espécie foi "redescoberta" por Advaldo Prado. Durante muitos anos, dois exemplares coletados em 1967 e 1988 ficaram anos esperando serem identificados em coleções cientificas.
No local onde foi descrito, município de Uruçuí, no Piauí, nunca mais foi visto! 
Trata-se de uma ave de tamanho grande, chegando a 27 cm. de comprimento e pesando cerca de 100 gramas.  Após a redescoberta da ave no município de Goiatins em Tocantins, essa ave passou a ser procurada em muitas localidades do bioma do cerrado.

Trata-se de ave muito ameaçada de extinção devido a seus hábitos alimentares muito especializados, e, também, à destruição do cerrado para a Agricultura! Um trabalho cientifico levado a efeito no Tocantins conseguiu mapear a alimentação do bicho e o resultado é impressionante de como uma ave se torna tão especializada em sua alimentação. Taboca é a denominação regional que se dá em Tocantins às moitas dos vegetais conhecidos no leste do Brasil  como Taquaras. São bambus nativos, cujos caules são habitados por mais de 30 espécies de formigas! O referido trabalho cientifico, do qual participou nosso guia na excursão, o André Grassi Corrêa, demonstrou que dessas 30 espécies de formigas, apenas 3 a 5 são utilizadas como alimento pelo Celeus obrieni.
Infere-se daí, que se esses bambuzais, as Tabocas, forem cortadas ou dizimadas da vegetação, o nosso Pica-pau do parnaíba estará em apuros! E é exatamente isso que acontece atualmente com essa ave, pois a vegetação do cerrado está toda sendo desmatada para ser convertida em enormes campos produtores de soja e milho.

Foi tendo em mente essa realidade, que ficamos muito felizes quando encontramos essa ave, e, ainda mais, tivemos o privilégio de ver e fotografar um jovem nascido na ultima estação de procriação!.



O jovem pode ser reconhecido pelo sinal na comissura do bico, ainda não totalmente empenada!

















Viajamos 1.200 km. pelo Tocantins e em três lugares encontramos esse raro pica-pau!


















A situação de Celeus obrieni é mesmo preocupante! Ao lado, foto tirada da página do Wiki Aves sobre seu estado de conservação!

Mostrando que seu status é ameaçado de extinção. Mais um!
















Os pontos vermelhos são os locais onde a ave já foi registrada conf. fotos no Wiki Aves!

Foram nos Estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
 Mas o estado onde ele tem melhores chances de sobreviver é no Tocantins.












Esperemos que consigamos proteger esse maravilhoso Pica-pau. Nesse sentido, o trabalho de nós, observadores de aves, é tentar registrar mais vezes e em locais novos, onde ainda não foi registrado, e informando as autoridades, diminuindo assim, a pressão sobre essa ave tão emblemática!

MUITO OBRIGADO, PESSOAS QUE NOS VISITAM!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!