Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2019

AVES & BALEIAS: Birding no MAR!!

No dia 17 de agosto próximo passado, fizemos parte de um grupo de 20 pessoas, observadores de baleias e também de aves, a bordo do barco Armando até à borda da plataforma continental de Vitória, ES, Brasil. Foi uma excursão do Instituto Baleia jubarte, http://www.baleiajubarte.org.br/noticia.php?id=49 , com o Projeto Baleia Jubarte inerente ao instituto. Além das atividades inerentes à preservação das baleias, o instituto dedica-se também à educação ambiental e ao turismo de observação de baleias!



Todos os anos o Instituto organiza o festival das baleias, que consiste em visitas onde as baleias se encontram. E se encontram a uma distância que pode variar entre os 20 e os 50 km da costa de nossa cidade, Vitória. Trata-se de uma migração das baleias, que saem do Polo sul do inverno à procura de águas mais quentes ao norte, notadamente até o litoral do Estado da Bahia. Depois retornam à Antartida!

Chegando ao Pier dos pescadores da Praia do Suá, encontramos o Armando já nos esperando:


Tempo nublado, prometendo chuvas e com possibilidade de mar um pouco agitado!















Deixando nossa cidade de Vitória: passando com o Armando por debaixo da ponte!















O Atobá pardo, Sula leucogaster foi uma das aves mais comuns nessa "passarinhada-baleiada". Esse aí estava  "de guarda" bem na entrada da baia de Vitória.











Várias aves foram vistas no trajeto, como esse Tesourão Fregata magnificens. Mas com o balanço do barco fica difícil manter o foco estável e as fotos não ficaram boas. Essa Fregata estava se alimentando de um peixe.








Trinta-réis, mas muito distantes, não permitindo nossa ID.
















Os pontinhos brancos no horizonte são os navios atracados no porto de Tubarão. Nossa viagem alcançou 42 km. mar a dentro à procura das baleias jubarte. Até então não tínhamos registrado nem uma ave rigorosamente pelágica para fotografar!










Finalmente! Um atobá Sula leucogaster, pertinho do barco.















Um Trinta-réis de bico vermelho, Sterna hirundinacea!















E finalmente também para as Jubarte! Apareceram!

Perto do barco, inclusive fêmeas com filhotes!










Segundo a bióloga que nos acompanhava, essas marcas na cauda das baleias funcionam como uma impressão digital do animal. Não existem duas iguais! Enviamos essas fotos para ajudar o projeto baleia jubarte na identificação dos indivíduos.
 É um animal magnifico. Como conservacionista, não compreendo como nações ditas civilizadas como o Japão ou a Noruega, ainda hoje cacem baleias! E nem precisam disso!

Segundo a Bióloga, uma população de umas 20.000 baleias passam todo ano pela costa do Espirito Santo em migração!! oque é fenomenal!

O "Chuveirinho" das baleias!

Nesse dia elas não pularam fora D'Água! O pessoal ficou na torcida mas não fomos presenteados!

Avistamos 09 (nove) grupos de baleias em nossa aventura!








E finalmente, vimos de perto a primeira e única ave rigorosamente pelágica de nossa excursão:
























Esse Albatroz de nariz amarelo, Thalassarche chlororhynchos.  Considerado pela IUCN como ameaçado, na categoria VU.


  Iniciamos então a viagem de volta, demorando mais de duas horas para chegar a Vitória! Na volta, fomos apreciando os navios nas proximidades.

Não fomos muito felizes com o aparecimento das aves pelágicas, mas tivemos sorte de apreciar as baleias jubarte de perto e nos maravilhar com essa espécie grandiosa!

Essas baleias não estão ameaçadas, conforme a IUCN, estão na categoria POUCO PREOCUPANTE!



O que é muito ótimo para um mamífero marinho que mede cerca de 12 a 16 metros, podendo pesar entre 35 a 40 toneladas! Ou seja, é muito maior que o nosso barco Armando!!!!


O grupo Baleeiro ao final da excursão aos mares de Vitória à procura das Jubarte! ( e das aves pelágicas!)















Muito obrigado Pessoas que nos honram com suas visitas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!