Translate

terça-feira, 17 de outubro de 2017

MUTUM DO NORDESTE DE VOLTA !!!



Fonte da foto abaixo, do mutum: http://www.oeco.org.br/reportagens/reintroducao-do-mutum-de-alagoas-esta-proxima-da-realidade/
Foto de Marco Freitas.

Essa é uma das mais maravilhosas noticias que nós, amantes de nossas aves, podemos ouvir! Trata-se da reintrodução na natureza de novos exemplares  do Mutum de alagoas, ou Mutum do Nordeste. 

O  belíssimo artigo de Carolina Lisboa, aborda a iminência de soltura na natureza  dos primeiros Mutuns criados em cativeiro. Para isso, foi necessário um longuíssimo trabalho, com muitas idas e vindas para possibilitar essa reintrodução na natureza.

Desde o final dos anos 1970 temos noticia dos levantamentos e expedições à procura dessa ave no nordeste. Um dos trabalhos que tive acesso, narra uma expedição do Museu Nacional aos últimos remanescentes florestais de Alagoas, ocorrido em 1979 para localizar  os últimos mutuns, essa expedição foi capitaneada pelo ornitólogo Dante Luiz Martins Teixeira. A extinção do mutum foi decorrente do binômio caça/destruição das matas. Agora, surge essa possibilidade, de reaparecimento do mutum!

Vejamos o maravilhoso artigo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!