Translate

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PRIMAVERA: SAPUCAIAS FLORIDAS!

Uma das árvores mais bonitas e tipicas da mata atlântica do leste do Brasil, é a Sapucaia Lecythis pisonis! Árvore frondosa e que é uma das emergentes da mata, a sapucaia produz um fruto lenhoso de grande tamanho, algumas pesando até quase 2 kilos!
A Sapucaia é muito comum do Sul da Bahia até o norte do estado do Rio de Janeiro, sendo mais comum nas matas da baixada, de pouca altitude.
A sapucaia é importante culturalmente e sobre seus frutos contam-se muitas histórias! Uma delas é o ditado "Macaco velho não põe a mão em cumbuca". Esse ditado está ligado à fruta da sapucaia, a cumbuca. Esse fruto produz castanhas muito saborosas e nutritivas e são disputadas pelos bichos da mata, principalmente os macacos, que com habilidade conseguem abrir o opérculo, uma pequenina janela da fruta, abrir seu interior e conseguir retirar as castanhas saborosas. Ocorre que os macaquinhos mais novos, inexperientes, colocam as mãozinhas dentro da fruta e não conseguindo retirar as castanhas ficam com a mão presa dentro da fruta. Ao contrario, os "macacos velhos", já experientes, não comentem esse erro.


Mas o que nos chama a atenção na primavera é a beleza que essa árvore traz à mata! Em recente viagem a Sobreiro, município de Laranja da Terra, neste estado do Espirito Santo, pudemos fotografar várias sapucaias totalmente coloridas, em uma gloriosa homenagem à primavera. É Necessário frisar que não apenas as flores ficam cor-de-rosa, mas também as folhas da árvore adquirem essa cor, proporcionando um belo espetáculo conforme veremos a seguir:
TODAS ESSAS FOTOS FORAM FEITAS À BEIRA DA ESTRADA DE RODAGEM.

































































MUITO  OBRIGADO ÀS PESSOAS  QUE NOS VISITAM!

Jsl 08/11/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!