Translate

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

EXPEDIÇÃO Ixobrychus exilis


O  Socoí vermelho Ixobrychus exilis, é uma ave da família das garças e socós (Ardeidae) e é uma espécie pouco registrada aqui no Brasil. Trata-se da menor espécie da família. Sua área de ocorrência é o continente americano, desde a América do Norte,  até o sul da América do Sul. o nome popular em inglês Least Bittern. Já havíamos registrado esse pequeno socó em outras ocasiões, mas a particularidade dessa ave é a sua extrema dificuldade de se deixar fotografar! Não é que seja raro, ele não o é! Mas, entretanto sua capacidade de se ocultar nos brejos de taboas (Tipha domingensis) dificulta muito qualquer tentativa de fotografa-lo!. Tais características encontram-se bem descritas no site Wiki Aves (www.wikiaves.com.br) . Segundo o site: "Habita brejos com vegetação densa, na qual movimenta-se com extrema facilidade. É pouco visível em meio à vegetação pantanosa. Tentando passar despercebido, permanece imóvel, com o pescoço esticado e o bico voltado para cima. Corre em meio às taboas, voando apenas como último recurso para fugir."

Hoje,09 de novembro pela manhã, estivemos na Lagoa de Juara, município de Serra, Espirito Santo, onde já sabíamos que esse interessante pelecaniforme habita. Nosso objetivo, naturalmente, além de uma boa foto, seria prestar atenção nos hábitos curiosos desse SOCOÍ, principalmente, sua timidez e o porque da grande dificuldade em fotografa-lo ou mesmo registra-lo.

Uma das margens da lagoa e seus extensos taboais..



VISTO  de perto, um exemplo dos locais onde Ixobrychus se esconde e vive:

















Depois de algumas tentativas, o Socoí finalmente respondeu nossos chamados feitos com o gravador! Demoramos muito tempo para localizar de onde vinha seu chamado, dentro das moitas de taboa:

O chamado, um pouco gutural, vinha daqui, mas nada da ave!













Finalmente! Conseguimos ver o "danadinho"  bem oculto no meio da vegetação de taboas! E o interessante é que ele fica muito tempo nessas posições. Não se mexe e me passou a sensação, de ser uma ave até mesmo um pouco preguiçosa!








Aqui já é possível ver com alguma nitidez, o socozinho bem escondido e em segurança!













Mas, a curiosidade é grande! Ouvindo o chamado de sua espécie, e estando na época de nidificação, esse macho procurava adivinhar de onde vinha o chamado! Talvez pensasse: " seria uma namorada em potencial?"









E continua a busca! O Socoí é uma ave de 28 cm. de comprimento, e, como já disse, é a menor da família Ardeidae.
















"Mas que menina de voz linda, mas onde está ela?"

continua a busca e vai saindo cada vez mais do esconderijo, o bunker.

















"Não tem jeito! Para conversar com essa garota vou ter de me expor e sair desse buraco"


















"Linda, cadê você? eu vim aqui só pra te ver!💝"
















"Pausa para redefinir estratégias!"




















"Viro de um lado, de outro, e nada! onde estará minha futura namorada?"
















"Será que você existe mesmo? 💖💖💖💖"

















"Quase me mostrando por inteiro e no aberto! o Que o amor não faz?!"















"Estou ficando desconfiado! Não seria um paparazzi?"


















Observamos aqui, que o Socoí quando voa, geralmente está pressionado por algum perigo, e é um voo baixo e rasante sobre a vegetação de taboas, mais uma característica que torna difícil registrar essa ave!
O deslocamento normal da ave nesse meio, é feito galgando as taboas ou então na ramagem mais baixa. Parece que seu voo não é habitual, só ocorrendo em caso de necessidade.















Foto sofrível, apenas colocamos aqui para ilustrar o que dizemos sobre o voo dessa ave! Entre a vegetação e nunca acima, no máximo rente à vegetação de Tipha.







MUITO OBRIGADO AMIGAS E AMIGOS  QUE NOS VISITAM!
Jsl, 9.11.2017













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!