Translate

domingo, 19 de novembro de 2017

SOBRE MÃES DA LUA Nyctibius!

A família Nyctibiidae pode ser descrita como a "Família Adams  das Aves"!  Isso devido ás características bizarras e diferentes de suas espécies. Desde muito cedo essa família sempre me fascinou e me enchia de curiosidade! Afinal, o canto melancólico e fantasmagórico da ave ouvido sempre à  noite, assustava, mas eu não há conhecia pessoalmente e ao vivo! Somente por desenhos e fotos em livros. 

Tem uma ave aqui? Tem, não é um pau seco, é o Mãe da Lua, N. griseus!











Posteriormente, em 1994, conseguimos pela primeira vez ter contato com essa ave incrível. Mas na época, praticava a observação apenas com binóculos, não tirava fotos. De tal sorte, que até meu filho, então, com 7 anos de idade, fez um desenho da ave para guardar como recordação.




O desenho que meu filho Marcelo, então com 7 anos, fez do Mãe-da-Lua  Nyctibius griseus em 1994.

Nessa ocasião do aparecimento desse Nyctibius griseus, em 1994, na zona rural de Itarana neste estado do Espirito Santo, uma verdadeira romaria de curiosos se formava todos os dias para conhecer a ave empoleirada no galho.

No Estado do Espirito Santo, temos a ocorrência de 4 espécies dessas aves, da família Nyctibiidae: Nyctibius griseus, Nyctibius grandis, Nyctibius  aethereus e o Nyctibius leucopterus. No Brasil todo são cinco espécies, todas essas quatro relacionadas e mais o Urutau-ferrugem, o Nyctibius bracteatus. Um dos hábitos mais curiosos dessas aves, é sua eficiente e inacreditável capacidade de se mimetizar no ambiente! São capazes de ficar horas, imóveis, na ponta de um toco de árvore simulando ser apenas a continuação do tronco! Trata-se de uma das mais eficientes formas de camuflagem utilizadas por aves desse continente!


São aves insetivoras, noturnas, dotadas de boca de abertura muito grande ( dizem que essas aves ficam de boca aberta, pousadas, esperando os insetos.) Pode-se dizer que não são aves comuns, mas creio não estarem ameaçadas de extinção visto que são registradas periodicamente. Segundo o WikiAves, "Nyctibiidae é a família de urutaus. Os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do continente Americano. São aves exclusivamente noturnas, dotadas de cabeça larga e achatada, bico e pernas pequenos e enormes olhos. As asas e cauda são consideravelmente longas e o corpo robusto e musculoso."


A denominação "Mãe-da-Lua" é muito usada no interior do Brasil, mas confunde-se com o nome indígena    Urutau. Talvez essa denominação popular venha da crença de que ave lança seu canto, um lamento alto e decrescente, em noites de lua cheia e olhando para a lua! Tanto é que em certos lugares seu nome popular é "Chora lua" como se a ave chorasse olhando para a lua. Mas acreditamos tratar-se de crendices, pois seu canto, embora possa ser mais ouvido nas luas crescente e cheia, pode ser ouvido também nas demais fases da lua, mas com frequência menor! Na língua Tupi, Urutau  significa "Ave fantasma". Certamente essa designação indígena tem a ver com o canto da ave, realmente assustador e capaz de surpreender o caminhante à noite nas florestas ou campos. Mesmo esse canto sendo privativo de Nyctibius griseus, não se pode esquecer que as vocalizações das outras espécies são também bastante assustadoras, principalmente o Nyctibius grandis e o Nyctibius aethereus. Já os demais não possuem esses cantos assustadores e o canto do N.leucopterus é até um assobio melodioso!

Em nossas excursões, já registramos três espécies de Mães da lua, e fotografamos! Apenas ainda não conseguimos fotografar  foi o Urutau de asa branca, o N.leucopterus. Passaremos a partir de agora, então, algumas histórias dos encontros com essas aves tão enigmáticas quanto curiosas!!



O Campus da UFES- Universidade Federal do Esp. Santo, é habitado por uma boa população de Urutaus! Foi lá que fizemos essas fotos incríveis dessas aves, em sua costumeira posição de camuflagem! Simulação da ave na mesma cor do tronco e aparentando ser uma continuação do galho!

Nyctibius griseus.









A ave  no campus da UFES, mas fotografada à noite! Esse exemplar estava nas árvores do mangue vermelho Rhizophora mangle.











 Nessa época, conseguimos também encontrar  o "ninho" de Nyctibius griseus e pudemos acompanhar os cuidados parentais, com a ave cuidando de seu filhote durante vários dias. Mães da lua chocam apenas um ovo, que fica apoiado no poleiro escolhido pela ave.

Alimentação do filhote de N. griseus.






















Durante o dia, ainda era possível perceber que por baixo da plumagem do adulto, o filhote de N. griseus já estava crescido e breve não caberia mais debaixo da camuflagem da mamãe!














O milagre da natureza se completou e agora o filhote de N. griseus, já bem crescidinho, faltando pouco tempo para voar. Na época, fizemos uma brincadeira, batizando o filhote  de "GEORGE", em homenagem ao príncipe.

Em posição ereta, mimetizando-se com o tronco. Atitude tipica da espécie.


Alguns dias mais velho, GEORGE, flagrado numa rara cena de descanso, sem estar na posição de sentido.











AGRADECEMOS A VISITA DAS PESSOAS INTERESSADAS EM NOSSAS AVES E PROMETEMOS PARA BREVE  OUTRA RESENHA FOTOGRÁFICA SOBRE MAIS DUAS ESPÉCIES DE NYCTIBIUS: grandis e aethereus.

💚👍









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!