Translate

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NYCTIBIUS GRANDIS, Mãe-da-lua Gigante, Great Potoo


O  Mãe da Lua Gigante, Nyctibius grandis, também conhecido pelo nome inglês de Great Potoo, é a maior mãe da lua do Brasil! Com um tamanho de quase 60 cm de comprimento, e um peso de até 620 gramas (http://www.wikiaves.com.br/mae-da-lua-gigante). Sua ocorrência é em todo o território nacional até o Sudeste. Os registros mais ao sul de sua área foram feitos no Estado de São Paulo na divisa com o Paraná, portanto, quase na região sul. Porém, até o momento, não foi oficialmente registrado na região sul.


Nyctibius grandis fotografada no município de Linhares,ES.

Se Nyctibius griseus, o Mãe da lua comum, tem uma vocalização fantasmagórica, no caso da Mãe-da-lua gigante, a grandis, podemos dizer que sua vocalização é simplesmente ATERRADORA!

Convido-os  a ouvir o canto principal da Nyctibius grandis, gravado pelo observador de aves Rafael Bessa e publicado no WikiAves:

http://www.wikiaves.com.br/43027&p=1&tm=s&t=s&s=10536

O Primeiro registro que fiz dessa ave tão bizarra, foi no municipio de Laranja da Terra, no Estado do Esp. Santo. Um sobrinho me avisou que ficou estudando até altas horas da noite e foi assustado pelo som aterrador que passou a ouvir na mata que fica nos fundos de sua casa! Ao ouvir isso, reproduzi o canto da ave no gravador e ele me confirmou que era esse som mesmo! Á noite, por volta das 23 hs., fui até lá tentar atrair a ave e acabei conseguindo.
Meus registros não ficaram muito bons, mas servem de ilustração para conhecer essa ave no campo. O canto que consegui gravar foi do chamado da ave, incomodada com outra da espécie  por perto, não ficou bom mas comprova a ave com seu chamado. Esse som também foi depositado na plataforma WikiAves:

http://www.wikiaves.com.br/1042455&p=1&tm=s&t=u&u=2183&s=10536


A primeira  foto que fiz dessa ave: 



Em algumas áreas rurais,  o canto dessa ave é fonte de lendas e temores por parte da população! 

Todos os Mães da lua são aves insetivoras e utilizam-se de sua boca descomunal para capturar nuvens de insetos noturnos nas matas. Esse Mãe-da-Lua não é considerada como Ameaçada de extinção e é regularmente registrada. Não são muito exigentes quanto á mata! Já o vimos tanto em matas primárias quanto em capoeiras próximas a habitações.

Como os outros Mães da lua, fica horas imóvel em seu poleiro, acreditando piamente no sucesso de sua camuflagem!Não são aves perseguidas e na verdade, localizar uma dessas aves na mata é tarefa dificílima. Somente com muita sorte o observador de aves consegue visualiza-la em seu poleiro.




Nycitibius grandis.

fotografada em seu poleiro diurno, município de Linhares,ES.













Um filhote, já quase adulto, fotografado em seu poleiro diurno fotografado no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES.









Muito obrigado amigas e amigos, que nos prestigiam com suas visitas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!