Translate

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

NYCTIBIUS AETHEREUS A Mãe-da-lua Parda. Long tailed Potoo


A  Mãe-da-lua Parda Nycitibius aethereus é a segunda espécie, em tamanho, de Mães da lua ou Urutaus, habitantes do Brasil. Seu comprimento pode chegar a 58 cm. pesando até 447 gramas (www.wikiaves.com.br). Seu diferencial é sua cor mais parda que as outras, e, também, um detalhe de sua plumagem que é o comprimento da cauda, proporcionalmente maior que nas outras espécies. Aparentemente, essa espécie é mais dependente da floresta que as outras duas espécies já citadas ( griseus e grandis). Todos os registros que fizemos dessa espécie, foram dentro da mata densa. É insetivora como as demais e já foi observado que tem preferencia por insetos grandes  como mariposas.

























Nyctibius aethereus fotografada em seu poleiro diurno. Interior da floresta atlântica, na Res. Biológica de Duas Bocas, Cariacica, ES. em  14.12.2013.

Sua vocalização também é assustadora, no mesmo padrão das outras duas espécies  já estudadas aqui. Nunca consegui gravar essa ave, e portanto, apresentarei aqui abaixo, a gravação do colega observador de aves Gabriel Melo e postado no Wiki Aves:


Na Reserva de Duas Bocas, já registramos essa ave enigmática, em dois locais diferentes, mas ainda não localizamos seu ninho.

Sua ocorrência no Brasil, está limitada às áreas de florestas densas tropicais: na Amazônia e na Floresta Atlântica do Leste do país. É pouco registrada, talvez, por ser mais rara que as anteriores. Mas não é considerada como ameaçada.


Foto registrada em Dez. 2013, onde pode ser notada uma das peculiaridades dessa ave enigmática: o comprimento da cauda, ultrapassando bastante o comprimento das asas! Talvez isso seja um sinal de uma maior adaptação da ave ao ambiente florestal, visto que essa aerodinâmica favorece as manobras dentro da mata fechada.




A mesma foto anterior, apenas  com zoom na cabeça da ave. A plumagem tem essa cor parda e a ave nesse momento está com os olhos abertos.











           
     Nosso último encontro  com aethereus: foi no dia 8.10.2016, também na Res. Duas Bocas, mas em área longe dos registros anteriores, cerca de 4 km. de distância.












Termino esse relato, ressaltando a importância dessa ave para nós birders! Mesmo não sendo uma ave bonita, seus hábitos, seu canto e todas as lendas criados em torno desses bichos, fazem deles personagens muito curiosos de nossas matas e campos. Encontra-los e estuda-los, é uma paixão!  No caso desse aqui, aethereus, ainda não tive a felicidade de encontra-la à noite, vocalizando e caçando! Mas, isso é questão de tempo e um pouco de sorte!

Quanto aos demais membros dessa família, aqui em nosso estado do ES, apenas ainda não fotografei  o Mãe da lua ou Urutau de asa branca, o Nyctibius leucopterus. Mesmo assim. consegui  já registra-lo por meio de gravação. Quando conseguir fotografa-lo farei a  postagem focalizando essa ave  super, hiper, interessante!



Pessoal, muito grato a vocês, amigas e amigos, pelas visitas frequentes que nos fazem!
💜




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!