Tivemos noticia do aparecimento de duas espécies de bacuraus, muito semelhantes no bairro de Barra do Jucu, municipio de Vila Velha, próximo a Vitória.
Já tínhamos a informação de que algumas vezes, essas duas espécies, o Bacurau norte americano, Chordeiles minor, o o Bacurau de asa fina, Chordeiles acutipennis, algumas vezes, costumam abrigar-se no mesmo local, até mesmo na mesma árvore!
O local desse encontro foi a Praça Pedro Valadares, local muito frequentado em Barra do Jucu, arborizada e local muito visitado por muitas aves e também pessoas. Um dos moradores, ao nos ver fotografando os bacuraus, informou que esses bacuraus ficam o ano inteiro nessa pracinha.
Provavelmente ele se referia ao Bacurau de asa fina, que é residente no local, não é migratório e, certamente, deve povoar as arvores próximas durante o ano.
Notamos que o comportamento das duas aves era diferente. O Bacurau norte americano, que é migratório, o Chordeiles minor, ocupava uma árvore maior, com muitos troncos abertos e a ave ocupava de preferencia esses lugares abertos e facilmente visíveis.
Uma das chaves de identificação é justamente a posição da mancha branca existente nas asas das duas espécies. No Norte americano, essa mancha branca aproxima-se das primárias como podemos ver nessa foto da esquerda.
A mancha branca da asa já está mais longe da primárias, aproximando-se da ponta da asa.
Observamos também uma maior tonalidade da cor marrom na plumagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!