Translate

quinta-feira, 14 de março de 2024

Novo registro do Colhereiro para a baia de Vitória.

 O Colhereiro, Platalea ajaja é uma ave de grande porte, medindo comumente entre 68,5 a 86,5 cm (Wiki Aves). Distribui-se por quase todo o Brasil, sendo espécie muito conhecida, principalmente quando ajuda a compor os cartões postais de fotos do Pantanal. Além da bela cor rosada, um de seus distintivos é o formato de colher do bico. Daí o apelido. Esse formato de bico é muito utilizado pela ave ao "peneirar" águas e lamas das regiões onde habita, à procura de seu alimento, pequenos peixes, insetos, crustáceos, moluscos. Uma das razões da bela cor rosada da espécie é a presença das substancias chamadas de carotenoides, presentes em muitos dos pequenos animais de que se alimenta. 


Foto do Colhereiro, clicado agora dia 12-3-2024, no mangue final do Campus da UFES:


Lembramos que o primeiro registro dessa ave para o município de Vitória foi feita por nós, em 09.06.2013 conf. mostramos a seguir:


Dessa forma, ficamos muito felizes, por constatar que uma ave famosa, de grande tamanho e muito vistosa, está conseguindo manter sua população nas proximidades de um grande centro populoso. 






Ás pessoas que nos visitam, nossos sinceros agradecimentos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!