Translate

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

A Choca Listrada, Thamnophilus palliatus, dentro da cidade!

Thamnophilus palliatus, a Choca-listrada, é uma ave descrita na literatura ornitológica como habitante de bordas de florestas úmidas, clareiras em regeneração, áreas com emaranhados de cipós, capoeiras arbustivas e quintais (Wiki Aves). Essa ultima localidade possível, quintais, é a melhor explicação para nossos registros dessa ave, tão bonita e portadora de linda voz, que realmente gosta muito de se esconder nas brenhas das capoeiras, mas que logo ao ouvir seu chamado, responde rápido a fim de conhecer um possível companheiro ou talvez um intruso que adentrou seu território.

Este individuo, uma fêmea, ficou muito tempo parada, curiosa em saber de onde vinham os sons que lhe eram tão familiares.









Essa espécie é comum no ES, chegando mesmo a ter vários registros na capital. Trata-se de uma ave da família dos Thamnophilideos, insetívoras por excelência e que antigamente eram todas lançadas na família Formicariidae.

Vitória, a capital do Espirito Santo, possui muitos bairros arborizados, o que facilita muito a invasão dessas aves, tanto florestais quanto semi - florestais, o que parece ser a melhor classificação para essa choca. Muitos observadores de aves, iniciantes, costumam se entusiasmar com a beleza dessa ave e a elegem com orgulho como seu "primeiro lifer".

De nossa parte vemos com entusiasmo uma espécie como essa invadindo os quintais da cidade, povoando de beleza e musica nossos jardins.

Muito obrigado aos amigos e amigas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!