Translate

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Novo encontro com o Patinho de asa castanha.

 No  dia 8 de janeiro próximo, quando fizemos a ultima excursão às proximidades da Rebio Duas Bocas, tivemos também a oportunidade de chamar por  outra ave rara, nossa conhecida, habitante do lugar.

Trata-se do Patinho de asa castanha, ou Patinho gigante, o Platyrinchus leucoryphus. Assim como o Sabiá pimenta, Carpornis melanocephalus, esse patinho é nosso conhecido há muito tempo, desde 1987, quando acompanhamos o ornitólogo do COA/RJ, o Sr. Carlos Eduardo de Souza Carvalho, em uma visita à área de mata primária da reserva, na localidade de Alegre. Nessa ocasião, estava conosco também o Sr. Álvaro Ribeiro, saudoso fundador da Rebio Duas Bocas. Lembro-me que o Sr. Carlos Eduardo nos contou passagens das várias reuniões do COA do Rio de Janeiro que eram presenciadas por ninguém menos que o próprio Helmut Sick! Segundo Carlos, que era ou é medico,(perdemos seu contato!) o interesse do SICK nessas reuniões motivava-se porque queria espalhar os conhecimentos sobre nossa avifauna e incentivar os jovens a gostar de nossas aves, entendia que somente por meio do entusiasmo da juventude teríamos como preservar florestas e proteger nossas aves.

Na ocasião, não fotografávamos, e encontramos apenas um individuo do Patinho perdido na mata, o que demonstra que mesmo naquela época já era uma ave muito rara. Algumas espécies são, naturalmente raras e talvez a natureza desse Patinho seja essa: poucos indivíduos espalhados pela grande área da mata.


Platyrinchus leucoryphus fotografado em 08.1.2024 em área de mata secundária alta, nas proximidades da Rebio Duas Bocas, em Cariacica,ES.

Segundo a IUCN a ave é classificada como VU, vulnerável, o que significa que é ameaçada de extinção se seus últimos refúgios forem perturbados.

Em nossos registros dessa ave, ao ouvirmos seu chamado forte, de uma nota só é o momento de tentar aproxima-lo com algumas poucas chamadas do playback. Notamos porém que só se aproxima ao ouvir seu canto melodioso que algumas vezes é intercalado com as chamadas.

Sempre registramos apenas esse individuo, quase sempre nas proximidades de um córrego e nos mesmos locais. 

Sua distribuição alcança do ES (Em Cariacica e Santa Teresa), Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, sempre nas serras, a "cordilheira marítima do Brasil Oriental", mas, existe um registro de vocalização para Foz do Iguaçu no Paraná(?).





Registros do Patinho de asa castanha, segundo o Wiki Aves.: https://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_patinho-de-asa-castanha







OBRIGADO, pessoas amigas que nos visitam!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!