Translate

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Um ninho, com filhote, de Spizaetus ornatus, o Gavião de Penacho.

 O Gavião de penacho, Spizaetus ornatus é um rapinante de grande porte. Trata-se de uma de nossas águias de penacho, com comprimento de 58 a 67 centímetros, com a fêmea pesando cerca de 1,5 kg. (Wiki Aves). É um predador de topo da cadeia alimentar, capturando uma grande variedade de presas, desde aves grandes como araras e macucos até mamíferos como gambás e quatis. É uma das espécies mais ameaçadas de extinção, e, com exceção das águias maiores como a Harpia e a Águia cinzenta, pode se afirmar que certamente o gavião de penacho está quase na mesma situação de risco. Em nossas experiencias de observador de aves, durante muitos anos, em apenas três ocasiões tivemos oportunidade de registrar essa ave.

A última delas, ontem dia 10 de janeiro de 2024, quando descobrimos o filhote quase escondido no grande ninho de gravetos em uma arvore emergente da mata em Santa Teresa neste estado do Espirito Santo.

A grande emergente onde Spizaetus ornatus escolheu para colocar seu ninho.

Calculamos a distancia de onde nos encontrávamos em cerca de 2 a 3.000 metros. 

Para fotografar, um verdadeiro trabalho de sniper fotográfico.




Um crop para poder se localizar no ninho, feito de gravetos, no terço médio superior direito da árvore.







Com algum esforço conseguimos visualizar o filhote dentro do ninho.



Nessa fase do crescimento, o filhote apresenta a      cabeça e pescoço de cor branca suja, já com o esboço de um topete, também branco.










Nessa foto já é possível visualizar seu tope branco amarelado e algumas listras horizontais escuras no peito.





























Finalmente o filhote do Spizaetus mudou de posição e conseguimos fazer essa foto, ainda sem qualidade devido à grande distancia.

Esse filhote provavelmente deverá voar do ninho nos próximos 30 dias, pois conseguimos vê-lo movimentando bastante as asas como se já estivesse treinando para o grande dia quando alçará voo de sua maternidade.

Spizaetus ornatus é um grande gavião florestal que é mais exigente ecologicamente que seus congêneres, Gavião pega-macaco e Gavião -Pato, outras duas grandes águias florestais de nossa região.

Necessita de grandes áreas de florestas altas para habitar, não costuma fazer incursões aéreas exibitivas como o Gavião Pega Macaco ou caçadas aéreas como o Gavião -Pato. Isso passa ao observador uma impressão de muita raridade desse Gavião de Penacho! Além disso, seus hábitos são muito discretos. No caso de ninhos como esse que avistamos, é difícil surpreender a ave no ninho cuidando do filhote, pelo menos no estagio em que vimos. Esse gavião, quando nidificando, percorre a floresta por baixo das copas, e somente sobe para levar alimento ao filhote quando encontra a ave certa onde está o ninho.

Destaque muito importante a ressaltar, é que, talvez seja um de nossos mais belos gaviões, com o adulto possuindo as laterais da cabeça e o pescoço de cor castanha avermelhada. Sua distribuição de ocorrência abrange desde o México até a Argentina. No Brasil, em todos os estados com exceção da caatinga e do extremo sul.

A plumagem varia durante o crescimento da ave.

Agradecemos às pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!